CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE LEITE: FATORES DETERMINANTES PARA A COMERCIALIZAÇÃO PELO PRODUTOR GOIANO

Autores

  • Paula D. Lima
  • Gabriel Medina

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v16i2.518

Resumo

A cadeia produtiva do leite é a principal possibilidade de inserção comercial para grande parte dos produtores rurais brasileiros. Entretanto, novas exigências de escala e de qualidade podem excluir produtores que a elas não se adequem. O objetivo desta pesquisa é compreender as possibilidades de comercialização do ponto de vista do produtor de leite de Goiás. O levantamento de dados primários foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas e pesquisa de campo com produtores rurais. Os resultados apontam para a existência de sete canais de comercialização para os quais o produtor goiano pode vender o leite, sendo três formais (cooperativa ou associação de produtores; cooperativa agroindustrial; e laticínio) e quatro informais, por não passarem pela fiscalização dos órgãos de vigilância (venda direta ao consumidor; queijeiro; atravessador; e produtor que agroindustrializa). Não foi encontrado perfil específico de produtor relacionado a cada um dos canais. Em Goiás, os canais formais restringem a entrada, mas não excluem os produtores, que também contam com a opção de canais informais. Novas pesquisas devem avaliar até que ponto o cenário goiano representa a realidade nacional e identificar as tendências do mercado informal de leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, M. J. Fundamentos do Agronegócio. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
BANKUTI, F. I.; SCHIAVI, S. M. A.; FILHO, H. M. S. Quem são os produtores de leite que vendem em mercados informais? In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. 2005. Ribeirão Preto. Anais eletrônicos... Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: < http://www.sober.org.br/>. Acesso em Maio de 2016.
BRASIL. Decreto Lei nº 923, de 10 de outubro de 1969.

CARVALHAES, G. C.; CUNHA, C. A.; WANDER, A. E. Margem de comercialização do leite em Goiás. Revista de Política Agrícola, n.1, 2015.
DURR, J. W. Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite: uma oportunidade única. In: DURR, J. W.; CARVALHO, M. P.; SANTOS, M. V. (Orgs.). O compromisso com a qualidade do leite no Brasil. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo – UFP, 2004.
DURR, J. W.; ANTONI, V. L.; TOMAZI, T. Pagamento do leite por qualidade no Brasil. In: CARVALHO, M. P.; SANTOS, M. V. (Org.) Estratégia e competitividade na cadeia de produção de leite. Passo Fundo: Gráfica Editora Berthier, 2005.
GOMES, S. T. Evolução recente e perspectivas da produção de leite no Brasil. In: GOMES, A. T.; LEITE, J. L. B.; CARNEIRO, A. V. (Org.) O agronegócio do leite no Brasil. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001.
GOMES, A. T.; LEITE, J. L. B.; CARNEIRO, A. V. O agronegócio do leite no Brasil. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001.
JANK, M. S.; GALAN, V. B. Competitividade do sistema agroindustrial do leite. In: FARINA, E. M.; ZYLBERSTAJN. D. (Coords.) Competitividade no agrobusiness brasileiro. São Paulo: PENSA/FIA/FEA/USP, 1998. Disponível em: < http://pensa.org.br/relatorios-projetos/competitividade-no-agribusiness-brasileiro/> Acesso em: Maio de 2015.
MARQUES, P. V.; AGUIAR, D. R. D. Comercialização de Produtos Agrícolas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1983.
MARTINS, P. C. A importância da qualidade do leite. In: CARVALHO, M. P.; SANTOS, M. V. (Org.) Estratégia e competitividade na cadeia de produção de leite. Passo Fundo: Gráfica Editora Berthier, 2005.
NOGUEIRA, M. P.; TURCO, C. P.; TONINI, M. G. O. Competitividade do leite versus outras atividades agrícolas. In: CARVALHO, M. P.; SANTOS, M. V. (Org.) Estratégia e competitividade na cadeia de produção de leite. Passo Fundo: Gráfica Editora Berthier, 2005.
NOGUEIRA, M. P.; TURCO, C. P.; PAIVA, H. A.; LOPES, M. B. Produção Leiteira. In: CÔNSOLI, M. A.; NEVES, M. F. (Coord.) Estratégias para o leite no Brasil. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
OTTO, I. M. C.; NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Cadeia produtiva de lácteos. Goiânia: FIEG, 2012.
SEPULCRI, O.; TRENTO, E. J. O mercado e a comercialização de produtos agrícolas. Curitiba: EMATER, 2010.
SOUZA, R. P.; BUAINAIN, A. M. A competitividade da produção de leite da agricultura familiar: os limites da exclusão. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 308-333, 2013.
TRAVASSOS, G.; SOBREIRA, D.; GOMES, A.; CARNEIRO, A. Determinantes da eficiência Técnica dos produtores de leite da Mesorregião da Zona da Mata-MG. Revista de Economia e Agronegócio, v.13, 2016.
VIANA, G.; RINALDI, R. N. Principais fatores que influenciam no desempenho da cadeia produtiva do leite: um estudo de caso dos produtores de leite do município de Laranjeiras do Sul (PR). In: Anais do XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. 2008. Rio Branco. Anais eletrônicos... Rio Branco, jul. 2008. Disponível em : < http://www.sober.org.br/palestra/9/556.pdf> Acesso em: Maio de 2016.
VILELA, D.; BRESSAN, M.; CUNHA, A. S. Cadeia de lácteos no Brasil: restrições ao seu desenvolvimento. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001.
WILKINSON, J. A competitividade na indústria de laticínios. In: Estudo da competitividade
da indústria brasileira: o complexo agroindustrial. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2008, 103 p. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/5sd7p/pdf/wilkinson-9788599662649.pdf >. Acesso em Junho de 2016.

WILKINSON, J. Distintos Enfoques e Debates sobre a Produção Familiar no Meio Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, p. 11-19, 2000.
WILKINSON, J; MIOR, L. C. Setor informal, produção familiar e pequena agroindústria: interfaces. Estudos, Sociedade e Agricultura, p.29-45, 1999.

YAMAGUCHI, L. C. T.; MARTINS, P. C.; CARNEIRO, A. V. Produção leiteira no Brasil nas três últimas décadas. In: GOMES, A. T.; LEITE, J. L. B.; CARNEIRO, A. V. (Org.) O agronegócio do leite no Brasil. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Lima, P. D., & Medina, G. (2018). CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE LEITE: FATORES DETERMINANTES PARA A COMERCIALIZAÇÃO PELO PRODUTOR GOIANO. Revista De Economia E Agronegócio, 16(2), 279–295. https://doi.org/10.25070/rea.v16i2.518

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)