MIDDLE EAST: GEOGRAPHICAL ATTRACTION AND NET DEMAND FOR BRAZILIAN AGRICULTURAL EXPORTS

Rogerio Edivaldo Freitas

Resumo


O estudo avalia a concentração das exportações agropecuárias brasileiras com destino Oriente Médio. A definição de produto agropecuário é a da Organização Mundial do Comércio e empregaram-se o Quociente Locacional (QL), a estimativa de tendência temporal para medir o crescimento do Oriente Médio nas exportações agropecuárias brasileiras, e o índice de Hirschman-Herfindahl modificado. A base de dados foi construída especificamente com este objetivo e abrange o período 1989-2015. Os resultados mostram um aumento de atração dos produtos agropecuários brasileiros ao redor dos mercados do Médio Oriente. Todavia, neste processo determinados produtos tiveram participação dominante em termos de demanda líquida naqueles mercados, isto é, óleos animais ou vegetais, preparações de carnes, leite e laticínios, animais vivos, açúcares e confeitaria, cereais, e carnes e miudezas. Por fim, são sugeridas futuras análises, sobretudo em termos de grupos de produtos agropecuários com potencial promissor nos mercados do Oriente Médio.


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DOI: https://doi.org/10.25070/rea.v16i3.7856

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