SODICIDADE E SALINIDADE DE SOLO SUBMETIDO À FERTIRRIGAÇÃO COM ESGOTO BRUTO APLICADO EM SULCOS FECHADOS

Autores

  • Marcus Vinícius Araújo Marques
  • Antonio Teixeira de Matos Professor Titular do Desa UFMG, Belo Horizonte-MG
  • Diogo André Pinheiro da Silva Mestre em Meio Ambiente pelo Desa UFMG/Belo Horizonte-MG
  • Thiago Henrique Ribeiro Silvério Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitarista pelo Desa UFMG/Belo Horizonte-MG

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v26i5.890

Palavras-chave:

águas residuárias, aplicação por superfície, condutividade elétrica, teor de sódio

Resumo

O conhecimento de possíveis alterações na sodicidade e salinidade do solo, após fertirrigação com esgoto sanitário bruto (EB) por meio de sulcos fechados, são de suma importância no que se refere à operação desta prática agrícola. O objetivo deste trabalho foi monitorar a sodicidade e a salinidade em solo submetido à fertirrigação com EB, com alternância do sentido de escoamento em sulcos fechados. Para que isso fosse possível, foram estabelecidos 4 tratamentos, sendo o esgoto doméstico disposto com alternância ou não na posição de aplicação nos sulcos, com complementação das necessidades hídricas da cultura com água da rede de abastecimento. Além de duas testemunhas, nas quais as parcelas experimentais receberam adubação química convencional e irrigação com água de abastecimento, sendo realizada amostragem do solo com 26 semanas de operação, com coletas ao longo do comprimento dos sulcos e em profundidade (0-0,2, 0,2-0,4 e 0,4-0,6m). Os resultados demonstraram que a adubação convencional proporcionou capacidade similar de salinização do solo (expressa pela condutividade elétrica), contudo, o solo das parcelas experimentais que receberam EB apresentou sinais de lixiviação do sódio, independente da alternância ou não na posição de aplicação do esgoto doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Araújo Marques

Técnico em Agropecuária e Engenheiro Agrícola e Ambiental, formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2018-11-07

Como Citar

Araújo Marques, M. V., Teixeira de Matos, A., Pinheiro da Silva, D. A., & Ribeiro Silvério, T. H. (2018). SODICIDADE E SALINIDADE DE SOLO SUBMETIDO À FERTIRRIGAÇÃO COM ESGOTO BRUTO APLICADO EM SULCOS FECHADOS. Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 26(5), 464–472. https://doi.org/10.13083/reveng.v26i5.890

Edição

Seção

Recursos Hídricos e Ambientais