MONITORAMENTO DA SOBREVIVÊNCIA DE Eucalyptus spp. POR IMAGENS OBTIDAS POR VANTs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v27i3.911

Palavras-chave:

censo florestal, geoprocessamento, inventário florestal, silvicultura de precisão

Resumo

A utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na silvicultura de precisão representa uma nova ferramenta ágil para o setor florestal brasileiro. Objetivou-se avaliar a mensuração com precisão da taxa de sobrevivência de povoamentos florestais de Eucalyptus spp. por imagens obtidas por VANTs. As imagens coletadas foram processadas e resultaram em ortomosaicos de resolução satisfatória pra trabalhos de sensoriamento remoto, com pixels de 0,010 m x 0,010 m de resolução. Os inventários florestais de sobrevivência foram realizados em dois sistemas de amostragem, sistemático e aleatório, com parcelas fixas circulares de 10 m de raio, sendo que os resultados obtidos pelos inventários foram comparados com os valores reais encontrados pelos censos florestais. Tanto pelo processo sistemático de amostragem quanto pelo processo aleatório, os erros de amostragem relativos foram inferiores ao erro máximo admissível. Os valores médios de sobrevivência encontrados nos inventários florestais foram próximos às taxas reais de sobrevivência encontradas pelos censos florestais, somados a isso os resultados dos censos florestais de todos os talhões estiveram dentro dos intervalos de confiança em ambos os processos de amostragem. A satisfatória resolução dos ortomosaicos e a compatibilidade entre os resultados encontrados nos inventários florestais com os dos censos florestais indicam a possibilidade de se realizar monitoramento da sobrevivência remotamente com auxílio de VANTs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eraldo Antonio Bonfatti Júnior, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2010) e Mestrado em Recursos Florestais na Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2014), atualmente é discente de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Atuou como professor dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Civil da Universidade do Contestado. Trabalha e tem experiência internacional na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, com ênfase em Tecnologia de Celulose e Papel, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da madeira, processos produtivos de indústria à base de madeira, novas matérias-primas para indústria de celulose, processos kraft de polpação, estágios de branqueamento de polpa celulósica e biorrefinarias. Tangencialmente desenvolve projetos na área de Inventário Florestal, Sistemas de Informações Geográficas, Topografia, Cartografia e Geoprocessamento.

Elaine Cristina Lengowski, Universidade Federal do Paraná.

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Paraná (2010). Mestra e doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Realizou doutorado sanduíche por 6 meses, com parceria da University of Waterloo, Canada. Atua como professora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Florestal da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de recursos florestais e engenharia florestal , com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais e desenvolvimento de novos materiais. Desenvolve trabalhos sobre aplicação da nanotecnologia no setor de base florestal e aplicação de técnicas não destrutivas para caracterização e predição de propriedades. Atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da madeira, identificação e caracterização anatômica, caracterização físico-química e mecânica de madeira, produção de carvão ativado, materiais compósitos e nanocompósitos, aproveitamento de resíduos florestais, madeira modificada termicamente, colorimetria, técnicas não destrutivas, desenvolvimento de metodologias de modificação e caracterização de celulose e nanocelulose e desenvolvimento de embalagens no setor papeleiro.

Edemar Reese, Mapear – Assessoria Agroflorestal

Engenheiro Florestal.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

Bonfatti Júnior, E. A., Lengowski, E. C., & Reese, E. (2019). MONITORAMENTO DA SOBREVIVÊNCIA DE Eucalyptus spp. POR IMAGENS OBTIDAS POR VANTs. Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 27(3), 220–226. https://doi.org/10.13083/reveng.v27i3.911

Edição

Seção

Mecanização Agrícola