Quem foi Maria Rosa? Conflitos e abusos de memórias sobre a Guerra do Contestado e a atual militância política feminina do campo

Autores

  • Zaira Moutinho
  • Claire Cerdan
  • Valmir Stropasolas

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever112011%25p

Resumo

Procuramos, nesse trabalho, responder à seguinte pergunta: como a memória do Contestado influencia a militância política das mulheres do campo na região do Planalto Norte Catarinense? Os resultados apontam para o fato de que existem, na região, conflitos em torno da memória da Guerra que são alimentados pelas questões étnicas, de gênero e de classe. Nesse sentido, a militância política das mulheres tem sido tanto reforçada positivamente, como nas rememorações dos movimentos sociais, quanto negativamente, quando analisada a memória institucionalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaira Moutinho

Mestranda em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Claire Cerdan

Professora do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Geografia Humana, Econômica e Regional pela Université de Paris Nanterre.

Valmir Stropasolas

Professor do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de Santa Cararina. Doutor em Ciências Humanas (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Moutinho, Z., Cerdan, C., & Stropasolas, V. (2011). Quem foi Maria Rosa? Conflitos e abusos de memórias sobre a Guerra do Contestado e a atual militância política feminina do campo. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(1). https://doi.org/10.36363/rever112011%p