Estado, segurança alimentar e políticas públicas: Uma aproximação à realidade brasileira

Autores

  • Flávio Sacco dos Anjos
  • Nádia Velleda Caldas

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever122011%25p

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a questão da segurança alimentar no Brasil, o impacto das políticas públicas entre os anos 2004 e 2009 e o perfil da insegurança alimentar. A abordagem se baseia nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. O estudo mostra que houve uma evolução positiva no combate à insegurança alimentar, não obstante os efeitos produzidos pela crise econômica mundial. O perfil da insegurança alimentar brasileira indica que esse fenômeno atinge muito mais intensamente as regiões setentrionais, as pessoas de cor preta ou parda, os mais pobres e as regiões rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Sacco dos Anjos

Sociólogo. Professor de Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, atuando como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Bolsista de produtividade do CNPq.

Nádia Velleda Caldas

Socióloga. Professora de Extensão Rural do Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, atuando como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

dos Anjos, F. S., & Velleda Caldas, N. (2011). Estado, segurança alimentar e políticas públicas: Uma aproximação à realidade brasileira. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(2). https://doi.org/10.36363/rever122011%p