Extensão rural e comunicação rural no Brasil: Notas históricas e desafios contemporâneos

Autores

  • Ricardo Duarte
  • Jeferson Boechat Soares

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever122011%25p

Resumo

Nesta primeira década do século XXI, as noções de Extensão Rural e Comunicação Rural confirmam seus deslocamentos paradigmáticos das perspectivas políticas e econômicas de dominação (1960-1970), na direção de perspectivas culturais e simbólicas de interação, principalmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação no final do século passado. As histórias das práticas da Extensão Rural e dos estudos em Comunicação Rural deixam como herança os desafios de processos comunicativos eficazes que conectem o conhecimento à realidade dos problemas públicos no meio rural; que formulem interlocuções adequadas à compreensão dos receptores de primeira ordem (extensionistas) e dos receptores finais (produtores rurais); que desenvolvam experiência e conversação midiatizada entre os atores sociais na busca de ampliar o debate e tecer soluções em torno dos problemas sociais, econômicos e ambientais no meio rural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Duarte

Administração Rural e Comunicação Rural (UFRPE). Doutorando em Comunicação e Sociabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa.

Jeferson Boechat Soares

Bacharel em Ciências Sociais (UFMG). Mestre em Sociologia (UFMG). Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Sociologia e Política.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Duarte, R., & Boechat Soares, J. (2014). Extensão rural e comunicação rural no Brasil: Notas históricas e desafios contemporâneos. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(2). https://doi.org/10.36363/rever122011%p