Instituto de Permacultura como espaço não formal de aprendizagem em ciências

Autores

  • Lucilene Dornelles Mello Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever722018213-240

Resumo

Este trabalho buscou relatar as características pedagógicas de um Instituto de Permacultura, localizado em Bagé, RS, como espaço não formal de aprendizagem. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa diagnóstica com abordagem descritivo–bibliográfica, entrevista, observação participante e registros escritos, obtidos em uma atividade de campo. A principal característica do Instituto de Permacultura do Pampa (IPEP) é a demonstração de técnicas alternativas para o desenvolvimento sustentável de habitações e agricultura. As atividades são realizadas com base em eixos temáticos: água, alimentação, habitação e energia. O IPEP, pela sua característica multidisciplinar, apresenta um grande potencial pedagógico como espaço não formal de aprendizagem em ciência e meio ambiente.

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Biografia do Autor

Lucilene Dornelles Mello, Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul

Possui formação em Química industrial (UFSM), Licenciatura em Química (UNIJUÍ), Mestrado em Química (UFSM), Doutorado em Ciências (Unicamp).

Profa. da UNIPAMPA - Campus Caçapava do Sul

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Mello, L. D. (2018). Instituto de Permacultura como espaço não formal de aprendizagem em ciências. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 7(2), 213–240. https://doi.org/10.36363/rever722018213-240