Conflitos Ambientais no Norte de Minas Gerais: A Resistência dos Vazanteiros

Autores

  • Queite Marrone Soares da Silva Doutoranda no Programa de Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Social e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisadora colaboradora no Nucleo interdisciplinar de Investigação Socioambiental NIISA - Unimontes.
  • Rumi Regina Kubo Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Artes Plásticas (2000), mestrado em Botânica (1997) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e integra os grupos Desma (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica), Navisual (Núcleo de Antropologia Visual) e Nesan (Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional).

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever722018169-189

Resumo

A modernização da agricultura na região esteve pautada em quatro pilares: agricultura/fruticultura irrigada, monoculturas de eucalipto, pecuária extensiva e monoculturas de algodão. Nesta perspectiva que se cria o Projeto Jaíba, por meio de uma estrutura para a irrigação, tendo como conseqüência a criação de unidades de conservação como medidas compensatórias, ao longo da baixada média do Rio São Francisco, que provoca conflitos com comunidades vazanteiras: Pau Preto, Pau de Légua, Quilombo da Lapinha e Quilombo da Praia, resultando na construção da articulação dos Vazanteiros em Movimento contra a sobreposição dos parques. Deste modo, propõe-se uma reflexão sobre os conflitos ambientais que surgem em virtude da criação de unidades de conservação, em territórios construídos historicamente por comunidades tradicionais, num processo que desconsidera as especificidades locais e provoca a descaracterização de práticas socioprodutivas. Para tanto, utilizaremos referencias bibliográficas regionais e dados coletados em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Queite Marrone Soares da Silva, Doutoranda no Programa de Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Social e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisadora colaboradora no Nucleo interdisciplinar de Investigação Socioambiental NIISA - Unimontes.

Doutoranda no Programa de Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Social e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros.Pesquisadora colaboradora no Nucleo interdisciplinar de Investigação Socioambiental NIISA - Unimontes.

Rumi Regina Kubo, Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Artes Plásticas (2000), mestrado em Botânica (1997) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e integra os grupos Desma (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica), Navisual (Núcleo de Antropologia Visual) e Nesan (Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional).

Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Artes Plásticas (2000), mestrado em Botânica (1997) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e integra os grupos Desma (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica), Navisual (Núcleo de Antropologia Visual) e Nesan (Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional). 

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Soares da Silva, Q. M., & Kubo, R. R. (2018). Conflitos Ambientais no Norte de Minas Gerais: A Resistência dos Vazanteiros. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 7(2), 169–189. https://doi.org/10.36363/rever722018169-189