DA TERRA PROMETIDA À TERRA DO ABANDONO: O LEGADO DO PROGRAMA DO BIODIESEL NO SERTÃO DO PIAUÍ.

Autores

  • Maria Elza Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0001-0013

Palavras-chave:

Reforma agrária. Biodiesel. Assentamento rural.

Resumo

A precariedade do acesso e permanência na terra é um problema agrário enraizado na estrutura social do Brasil, com expressividade, nas regiões com maiores desigualdades sociais no campo.  E essa situação se agrava quando o Estado se propõe a solucionar o déficit da política de reforma agrária com programas que visam à inserção dos agricultores familiares pobres no mercado do biodiesel. O artigo em questão buscou analisar como o modelo de assentamento público-privado instalado no sul do Piauí no ano de 2005, contribuiu para atingir a dimensão social do Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel - PNPB. Nessa experiência de assentamento, os agricultores foram assentados na condição de parceiros rurais da usina de biodiesel, tendo como promessa a doação da titularidade dos lotes da fazenda para aqueles que permanecessem produzindo oleaginosa para a empresa parceira por, no mínimo, dez anos. Metodologicamente, fez-se uso do método etnográfico, análise de diário de campo e entrevista semiestruturada com análise de conteúdo. Os resultados indicaram descompasso entre a lógica produtivista do modelo de assentamento com os modos de vidas dos agricultores parceiros, alterando, significativamente, suas relações com o trabalho, terra e moradia. Ademais, já se passaram dez anos e a promessa de doação dos lotes das terras para os agricultores não se cumpriu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elza Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Antropologia e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Atuação nos seguintes temas: Politicas Públicas, Diferenciação Social, Desenvolvimento Rural, Biocombustíveis, Biodiesel, Agricultura familiar, Assentamentos Rurais e Campesinato. Campos de estudos: Sociologia Rural, Educação e Antropologia. Participa como pesquisadora colaboradora do projeto de pesquisa: Sociologia dos Mercados Agroalimentares:problematização teórica e estudos de casos. Experiência de ensino superior nas disciplina de Sociologia. Experiência com ferramentas de pesquisa e análise quantitativa - SPSS e método etnográfico.

Referências

BRANDÃO, C. R. Diário de campo: a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
_______. Plantar, colher, comer: um estudo sobre o campesinato goiano. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.
BRAGA, Gustavo; FIÚZA, Ana Louise; REMOALDO, Paula Cristina. O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, nº45, mai/ago 2017, p. 370-396.
BRASIL. Plano Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Disponível em<www.inovaçãotecnologia.com.br>Acesso em 25 de Mar.2005.
BRASIL. Selo Combustível Social. Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Disponível em www.mda.gov.br. Acesso em 20 de janeiro de 2015.
CANDIDO, Antônio. Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos meios de vida. São Paulo, Ed. Duas cidades, 1987.
COMERFORD, John Cunha. Como uma família: sociabilidade de parentesco e sindicalismo rural. Rio de Janeiro: Relume Dumará: (coleção antropologia da política, 22), 2003.
DURHAM, Eunice Ribeiro. A Dinâmica da Cultura. São Paula, Ed. Cosacnaify, 2004.
FAO/INCRA. Perfil da Agricultura Familiar no Brasil: Dossiê estatístico. Brasília. Projeto UTF/BRA/036, 1996.
FOUCAULT, Michael.Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis, Ed. Vozes, 1987.
GASKELL. G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W. e GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
GOLDENBERG. M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
PLOEG, Jan DouweVan der. Camponeses e a arte da agricultura: um manisfesto Chayanoviano. 1 ed. São Paulo; Porto Alegre: Editora Unesp; Editora UFRGS, 2016.
SCOTT, James. Los dominados y el arte de la resistência. México: Ed.Era, 2002.
SILVA, Erica Cristiane; LORETO, Maria das Dores Saraiva de: CALVELLI, Haudrey Germiniani. A dinâmica dos Polos de Produção de Biodiesel no contexto do PNPB. Revista Brasileira de Políticas Públicas. Vol.6, n.01. jul/dez, 2016.
SUAREZ, Mireya. Saber e reprodução camponesa. Anuário antropológico, Vol. 81, nº. 2: 147 -229, 1983.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Silva, M. E. S. da. (2018). DA TERRA PROMETIDA À TERRA DO ABANDONO: O LEGADO DO PROGRAMA DO BIODIESEL NO SERTÃO DO PIAUÍ. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0001–0013. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0001-0013

Edição

Seção

Diversos