A QUESTÃO DE GÊNERO COMO DIVERSIDADE CULTURAL NAS EMPRESAS: IMPACTOS DAS MULHERES E LGBT’S NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)
  • Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)
  • Leonardo Pereira Pinheiro de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/FFCLRP) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0429-0445

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Gestão do conhecimento, LGBT, Mulher, Interdisciplinaridade

Resumo

As organizações contemporâneas necessitam de informação para transformá-las em conhecimento, pois este faz parte do processo de aprendizagem. Além disto, a quantidade de saberes produzidos pelos funcionários demanda uma gestão específica e estratégica, a fim de armazenar o conhecimento para recuperação futura. Essa gestão depende da valorização da informação e do conhecimento como insumos para tomada de decisão, portanto, utiliza de sua cultura organizacional para implementar a gestão do conhecimento. Portanto, a pesquisa faz os seguintes questionamentos: a diversidade cultural pode ser considerada um fator crítico de sucesso da gestão do conhecimento? Como a diversidade cultural pode contribuir para a implantação da gestão do conhecimento nas organizações? O objetivo é refletir sobre a diversidade cultural na organização como fator crítico de sucesso na gestão do conhecimento. Nesta pesquisa, a diversidade cultural das organizações enfoca as questões de gênero no contexto do trabalho. Deste modo, envolve as mulheres e os homossexuais de modo geral. Discute-se ainda como a tecnologia pode criar um espaço para a expressão da diversidade cultural. A metodologia envolve uma revisão de literatura com enfoque interdisciplinar, utilizando obras das seguintes áreas: Administração, Ciência da Informação, Ciências Sociais e Economia. Os resultados e as discussões apontam que embora a questão do gênero esteja cada vez mais presente na sociedade e nas organizações, ainda são escassos os trabalhos relacionando gênero e gestão do conhecimento. Como considerações finais, ressalta-se que é premente a necessidade de estudos enfocando a temática já referida, visando a construção de organizações e sociedades mais inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP - FFC). Foi Bolsista de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 04/2017 a 02/2018, e atualmente é Bolsista de Mestrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui interesse em pesquisas no âmbito da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Competência em Informação e Cultura Informacional e suas relações com as organizações públicas e privadas. E-mail para contato: beatrizp.gestaoemp@gmail.com/beatriz.pinheiro@marilia.unesp.br

Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)

Atualmente é aluna de Doutorado da Universidade Estadual Paulista - UNESP (Câmpus Marília) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (Câmpus Marília) e durante a vigência do curso recebeu bolsa CAPES. Membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Membro do grupo de pesquisa IntelliLab da Universidade de Sherbrooke (UdeS), Québec, Canada Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia - FATEC (Garça), onde realizou iniciação científica, monitora do curso de inglês e foi considerada aluna Destaque do curso de Gestão Empresarial (Lions Club de Garça). Recebeu uma bolsa de estudos do Centro Paula Souza em 2013, baseada em seu desempenho escolar, para cursar espanhol na cidade de Córdoba, Argentina. Tem experiência em pesquisa no âmbito da Competência em Informação (CoInfo) e sua relação com as organizações contemporâneas. Também tem interesse em pesquisar Clusters, Micro e Pequenas Empresas, Gestão do Conhecimento, Vantagem Competitiva e Inteligência Competitiva de modo a relacionar os conhecimentos de Gestão com a área da Ciência da Informação. 

Leonardo Pereira Pinheiro de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)

Mestrando em Ciência da Informação na UNESP, campus de Marília. Pós-graduado lato sensu em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estadual de Tecnologia- FATEC Garça, em 2012.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/FFCLRP) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC)

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

Referências

ALMEIDA, A.L. de C. A construção de sentido sobre “quem somos” e “como somos” percebidos. In: MARCHIORI, M (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2.ed. São Paulo: Editora Difusão, 2008.

CARVALHO, E.J.G. Educação e diversidade cultural. In: CARVALHO, E.J.G; FAUSTINO, R.C. (Org.). Educação e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2010, p.17-54.

COX Jr, T. Cultural diversity in organizations: theory, research e practice. San Francisco: Berrett Koehler, 1993.

CARVALHO, E.J.G. Educação e diversidade cultural. In: CARVALHO, E.J.G; FAUSTINO, R.C. (Org.). Educação e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2010, p.17-54.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PÉREZ-MONTORO-GUTIÉRREZ, M. Gestión del conocimiento en las organizaciones: fundamentos, metodología y praxis. Gijón: Trea, 2008.

HOFSTEDE, G.J; PEDERSEN, P.B; HOFSTEDE, G. Exploring culture: exercises, stories and synthetic cultures. Boston: Intercultural Press, 2002.

LÉVY, P. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

MARCHAND, D.A; KETTINGER, W.J; ROLLINS, J.D. Information orientation: the link to business performance. Oxford University Press, 2001.

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas: São Paulo, 2017.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

O’MARA, J. Managing diversity. In: TRACEY, W.R. Human Resources Management e Development Handbook. New York: AMACON, 1994.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Antropos, 2004.

SEMPRINI, A; PELEGRIN, L. Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.

BRAQUEHAIS, A.P; WILBERT, J.K.W; MORESI, E.A.D; DANDOLINI, G.A. O papel da cultura organizacional na gestão do conhecimento: revisão de literatura de 2009 a 2015. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. esp, p. 80-93, 2017.

COX JR., T; BLAKE, S. Managing diversity: implications for organizational competitiveness. Academy of Management Executive, v. 5, n. 3, p. 45-57, 1991.

DAVI, E. H. D. Resistências e recusas: a cultura LGBT contrapondo-se a homofobia em Uberlândia. Caderno Espaço Feminino. Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 141-161, Jan./Jun. 2011.

FURLANETTO, A.; OLIVEIRA, M. Fatores estratégicos associados às práticas de gestão do conhecimento, Análise, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 99-123, jan./jun. 2008.

JANUZZI, C.S.C.; FALSARELLA, O. M.; SUGAHARA, C. R. Gestão do conhecimento: um estudo de modelos e sua relação com a inovação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.97-118, jan./mar. 2016.

LIPS, Hilary M. The Gender Pay Gap: Challenging the Rationalizations. Perceived Equity, Discrimination, and the Limits of Human Capital Models. Sex Roles (2013) 68: p.169–185.

MENEZES, K.C; JOHANN, J; VALENTIM, P.P; SCOTT, P. Gestão do Conhecimento nas Organizações: uma aprendizagem em rede colaborativa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, Número Especial, p. 145-159, mar. 2017.

MOLINA, L. G. VALENTIM, M. L. P. Memória organizacional como forma de preservação do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 147-169, jul./dez. 2015.

OLIVEIRA, R. R.; OLIVEIRA, R. R.; LIMA, J. B. Reflexão sobre a relação entre a mudança de cultura organizacional e a gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 19-35, jan./jun. 2016.

SOUZA, L. P. P.; FERRARI, F. C. Estudo da aplicação de Aspectos da Gestão do Conhecimento no Desenvolvimento Ágil de Software. Revista T. I. S., São Carlos, v. 4, n. 1, p. 59-67, jan./abr. 2015.

TRINDADE, E. P. Soluções de Gestão do Conhecimento para Pequenas e Médias Empresas – PME. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, Número Especial, p. 189-203, jan. 2016.

WILSON, T. D. Information behavior: an interdisciplinary perspective. In: Information Processing & Management, v. 33, n. 4, p.551-572, 1997.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendência Pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, 2014.

UNESCO. Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, 2005. Disponível em: <www.ar.art.br/print/docs/diversidade.htm>. Acesso em: 02 out. 2017.

ATKINSON, Emma. Six ways to tackle the gender pay gap. BBC News. Disponível em: <http://www.bbc.com/news/uk-37164297>. Acesso em: 02 nov. 2017.

SIQUEIRA, V.V.S.B. Comunidade LGBT: um levantamento das estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBT. Brasília, 2015. TCC (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília.

IRVINE, J. M. A place in the rainbow: theorizing lesbian and gay culture. In: NARDI, P. M.; SCHNEIDER, B. E. (Org). Social perspectives in lesbian and gay studies: a reading. New York: Routledge, 1998. p.573- 588.

NKOMO, S. M; COX Jr, T. Diversidade e identidade nas organizações. In: CLEGG, S. R; HARDY, C; NORD, W. R (Orgs.). Handbook de Estudos Organizacionais: Modelos de análise e novas questões em estudos organizacio-nais (pp. 332-358). São Paulo: Atlas, 2007.

SANTOS, V. C. B. ; YAFUSHI, C. A. P. . A Competência em Informação utilizada pelas organizações no contexto informacional e do conhecimento. In: IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade e IV Seminário de Competência em Informação, 2015, Marília.

TORRES, C. V; PÉREZ-NEBRA, A. R. Diversidade cultural no contexto organizacional. In: ZANELLI, J. C; BORGES-ANDRADE, J. E; BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Santos, B. R. P. dos, Ottonicar, S. L. C., Souza, L. P. P. de, & Damian, I. P. M. (2018). A QUESTÃO DE GÊNERO COMO DIVERSIDADE CULTURAL NAS EMPRESAS: IMPACTOS DAS MULHERES E LGBT’S NA GESTÃO DO CONHECIMENTO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0429–0445. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0429-0445

Edição

Seção

Gênero