CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DAS PROFISSÕES PARA A ANÁLISE DAS PROFISSÕES DE ARQUIVISTA E MUSEÓLOGO NO BRASIL

Autores

  • Thiara dos Santos Alves Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0264-0280

Palavras-chave:

Sociologia das Profissões, Arquivista, Museólogo

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão teórica, realizada a partir de levantamento bibliográfico, sobre a contribuição da Sociologia das Profissões para a análise das profissões de Arquivista e Museólogo no Brasil. Buscou-se desenvolver, sempre que possível convergindo para a realidade dos Arquivistas e dos Museólogos, os conteúdos da Sociologia das Profissões sobre a centralidade do conhecimento científico e o papel do Estado nas determinações profissionais e também sobre as profissões na sociedade democrática e a organização profissional. Este trabalho demonstrou que o diploma de nível superior é um critério determinante para distinguir os conceitos de profissão e ocupação e que o Estado exerce um papel relevante nas determinações profissionais. Destacou-se que cada grupo profissional possui um campo de atividade exclusivo e um campo residual de atuação profissional, no qual as profissões concorrem pelo mercado de trabalho. O controle legal sobre as profissões de Arquivistas e Museólogos, por meio da formação universitária e da regulamentação profissional, garante-lhes o exercício jurisdicional sobre certas atividades exclusivas; no entanto, não os exime da investida de alguns grupos, como dos Historiadores, pois a disputa é inerente ao campo das profissões. Na reflexão teórica aqui apresentada, evidenciou-se que as organizações profissionais são as responsáveis pela definição de laços de confiança púbica nas profissões e entre os profissionais. O campo museológico está melhor representado pelo Conselho Federal de Museologia e pelos Conselhos Regionais de Museologia. Ao passo que as associações estaduais é o tipo de organização profissional que se sobressai no campo arquivístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiara dos Santos Alves, Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em História (2011) e em Arquivologia (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre (2016) em Ciência da Informação pela UFMG. Recebeu Menção Honrosa pela dissertação de mestrado submetida ao Prêmio Melhor Dissertação do Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (FEPARQ). Doutoranda (início 2017) em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia. Arquivista do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Referências

ABBOTT, A. The System of Profession: An Essay on the Division of Expert Labor. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

ALVES, T. S. A Família ocupacional “Arquivistas e Museólogos”: posicionamento na Classificação Brasileira de Ocupações e perfil de emprego. Belo Horizonte, 2016. 197f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA. O perfil profissional dos Historiadores atuantes em arquivos. São Paulo: ANPUH, 2012. Não paginado.

BARBOSA, M. L. O. A sociologia das profissões: em torno da legitimidade de um objeto. BIB, Rio de Janeiro, n. 36, p. 3-30, 2 sem., 1993.

BONELLI, M. G. As ciências sociais no sistema profissional brasileiro. BIB, Rio de Janeiro, n. 36, p. 31-61, 2 sem., 1993.

BRASIL. Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 5 jul. 1978.

______. Projeto de Lei nº 4.699, de 09 de novembro de 2012. Regulamenta a profissão de historiador e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2012. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=2FB9F5BFC32808E3F51E4773CDED59CE.proposicoesWeb1?codteor=1038347&filename=PL+4699/2012>. Acesso em: 12 maio. 2019.

BRUNO, M. C. O. Teoria Museológica: a problematização de algumas questões relevantes à formação profissional. Cadernos de Sociomuseologia, n. 10, p.13-21, 1997.

COSTA, B. R. M.; VALENTE, M. A. L. Responsabilidade social dos Conselhos Profissionais. Brasília: Câmara dos Deputados; Consultoria Legislativa, 2008.

COSTA, L. L. M.; LIMA, D. F. C. O termo museólogo e seu conceito: análise da atividade profissional em coleções de artistas plásticos contemporâneos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. Não paginado.

CRIVELLARI, H. M. T.; CUNHA, M. V. da. Os bibliotecários como profissionais da informação: estratégias e paradoxos de um grupo profissional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 28, 2004, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2004. 1 CD-ROM.

______. Reflexões sobre o grupo de trabalho (GT-6) do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) – Informação, educação e trabalho: um olhar a partir da sociologia das profissões e da sociologia do trabalho. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 135-154, jan./dez. 2009.

CUNHA, M.V.; CRIVELLARI, H. M. T. O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação. In: VALENTIM, M. L. (Org.). Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004. p. 39-54.

DUARTE, Z. Arquivo e arquivista: conceituação e perfil profissional. Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Patrimônio, Porto, v. V-VI, série I, p.141-151, 2006-2007.

FONSECA, M. O. Arquivologia e ciência da informação. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

GUARNIERI, W. R. C. O mercado de trabalho do museólogo na área da Museologia. In: BRUNO, M. C. O. (Coord.); ARAÚJO, M. M. (Col.); COUTINHO, M. I. L. (Col.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado, Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010, v. 1. p. 215-223.

MARQUES, A. A. da C. Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil. 2011.339 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MIRANDA, M. E. Historiadores Arquivistas e Arquivos. In: Simpósio Nacional da ANPUH – Associação Nacional de História, 26, 2011, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

______. Os Arquivos e o ofício do Historiador In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 11, 2012, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: FURG, 2012.

MORAES, N. A.; SOUZA, L. C. C. Museu e patrimônio: políticas e conhecimento. Museologia e Patrimônio, [Rio de Janeiro], v.6, n.2, 2013.

MUELLER, S. P. M. Uma profissão em evolução: profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo. In: BAPTISTA, S. G.; MUELLER, S. P. M. (Org.). Profissional da informação: espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004, p. 23-54.

OLIVEIRA, J. L. R. Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seus efeitos na formação, atuação e reconhecimento profissional. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

OLIVEIRA, J. L. R.; CRIVELLARI, H. M. T. Reconhecimento e estabilidade profissional: estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de Tecnologia da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2013.

RODRIGUES, M. L. As profissões e a democracia. Pro-posições, Campinas, v. 17, n. 1, jan./abr. 2006.

______. Sociologia das profissões. Oeiras (Portugal): Celta, 2002.

SANTOS, P. R. E. A arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.

SILVA, A. B. M. Arquivística, biblioteconomia e museologia: do empirismo patrimonialista ao paradigma emergente da Ciência da Informação. In: INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, 1., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002, p. 573-607.

SILVA, E. P.; ORRICO, E. G. Estado da arte na institucionalização do campo arquivístico no Brasil. In: MARIZ, A. C. A.; JARDIM, J. M.; SILVA, S. C. de A. (Org.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile; Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012. p. 99-113.

SOUZA, K. I. M. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011.

TANUS, G. F. S. C. Cenário acadêmico institucional dos cursos de arquivologia, biblioteconomia e museologia do Brasil. 2013. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Alves, T. dos S. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DAS PROFISSÕES PARA A ANÁLISE DAS PROFISSÕES DE ARQUIVISTA E MUSEÓLOGO NO BRASIL. REVES - Revista Relações Sociais, 2(2), 0264–0280. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0264-0280

Edição

Seção

Diversos