APRESENTAÇÃO: SOCIEDADE E CONHECIMENTO EM DEBATES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp000I-00IV

Palavras-chave:

Publicações, REVES, Editorial, Sociedade, Artigos, Apresentação

Resumo

Este primeiro volume da Revista Relações Sociais surge em um momento suigenerisdo Brasil. Lamentavelmente, assistimos a uma crise econômica, institucional e político-moral sem precedentes, após termos experimentado um período de relativa estabilidade econômica e social jamais experimentada no período pós-redemocratização do país. Período no qual houve avanços bem significativos nas áreas da educação, ciência e tecnologia, embora tenham persistido altos índices de desigualdades sociais e, sobremaneira, de gênero expressas especialmente em termos da ausência de equidade de acesso à educação gratuita de qualidade, à renda mínima e ao pleno emprego. De modo que experimentamos até há pouco tempo um período de estabilidade que sinalizou avanços nas diferentes áreas sociais. Nesse momento conturbado, a REVES surge como um espaço de comunicação e reflexão de estudos, experiências e pesquisas acadêmicas que demarcam a preocupação da Academia com questões filosóficas, políticas e sociais que perpassam as minorias sub-representadas e despossuídas de direitos sociais básicos. Neste número que inaugura a revista, a satisfação maior é destacar a participação de jovens pesquisadores das diferentes regiões brasileiras, que nos prestigiaram com abordagens teórico-epistemológicas que contemplam estudos por questões sociais, por exemplo, o debate feminista, as relações de poder, as dinâmicas sociais de resistência, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRAMSCI, Antonio. Obras Escolhidas. Tradução Manuel Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
______. Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.
______. Introdução ao estudo da Filosofia. A Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Araújo, W. dos R. M. (2018). APRESENTAÇÃO: SOCIEDADE E CONHECIMENTO EM DEBATES. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 000I–00IV. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp000I-00IV

Edição

Seção

Apresentação