POLÍTICAS PUBLICAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Gilmar Pereira da Silva Universidade Federal do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Janete Benjamin Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0583-0595

Palavras-chave:

Políticas públicas. Formação para o trabalho. Inclusão de deficientes.

Resumo

O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa exploratória para uma estratégia de estudo de caso. Nos propomos a investigar: onde estão localizados os programas de formação para o trabalho para pessoas com deficiência-PcD do governo do estado do Pará e quais políticas públicas estão sendo realizadas no estado? Objetivo: Levantar e analisar as políticas públicas de formação para o trabalho do governo do estado do Pará, referente às Pessoas com Deficiência, o estudo foi realizado no período de abril a outubro de 2016. Locus: SEDUC/PA, escolas especializadas da SEDUC e SEASTER. Objeto: Programa de formação para o trabalho de PcD do governo do Estado do Pará. Resultados: foram localizadas três escolas especializadas da SEDUC em Belém que possuem programas de formação para o trabalho, assim como, parceria com o sistema “S” e o Centro de Inclusão e Cidadania-CIIC, contradições entre as políticas públicas do governo do estado do Pará/práticas pedagógicas dos professores/discurso da legislação. A teoria das contradições, foram fundamentadas em Marx(1982), com base no materialismo histórico dialético. Conclusão: Podemos constatar uma forte contradição entre as políticas públicas de formação para o trabalho do governo do estado do Pará e as legislações vigentes, visto que, o estado não possui regulamentações específicas para a formação profissional das pessoas com deficiência, incluindo essas pessoas nas cotas de programas oferecidos às pessoas não deficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará

Docente do PPGED/UFPA e Vice-reitor da UFPA - Doutor em Educação pelo PPGED/UFRN e licenciado em pedagogia pela UFPA. Email: gpsilva@ufpa.br - UFPA/PPGED/ICED - Endereço: R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá - Belém - PA-Brasil, - CEP: 66073-040. -

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Docente do PPGED/UEPA - Doutorado em Educação pela PUC - SP - Professora titular da UEPA - Brasil – E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br - UEPA/PPGED/CCSE - Endereço: Travessa Djalma Dutra - s/n - Telégrafo - CEP: 66113-010 Belém - PA - Brasil

Janete Benjamin, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em educação pelo PPGED/UFPA e licenciada em Pedagogia pela UFPA - Técnica em Educação da SEDUC - PA - Brasil - Professora assistente da UEPA – Brasil. Emal: janetebenjamim@yahoo.com.br

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S.(Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais – Campinas, SP: Alinea 2012.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método socioló-gico da linguagem – São Paulo: Hucitec, 2012.
BENJAMIN, Janete. Inclusão no trabalho de pessoas com deficiência: um estudo da APAE de Barcarena-PA. Disser-tação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Pará. Belém-PA: UFPA, 2013.
BIANCHETTE, Lucídio. In/Exclusão no trabalho e na educação: Aspectos mitológicos, históricos e conceituais-Campinas-SP: Papirus, 2011.
BRASIL. Lei nº 9394 de 06 de dezembro de 1996. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
_______. Lei nº 8213 de 24 de julho de 1991. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
_______. Resolução nº 02 de 11 de setembro de 2001. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais-São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre a educação e estrutura econômico-social capitalista – São Paulo: Cortez, 2010.
GAMBOA, Sílvio Sanchez. SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade, 1 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MACIEL, Carina Elizabeth; KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães. Políticas Sociais, políticas de inclusão? In: KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães (org.). Diálogos com a diversidade: sentidos da inclusão -Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas – São Paulo: Cortez, 1999.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, J. C. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth. (Org.). Abordagens Teóricas e Construções Metodológicas na Pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, 2011, v. 1, p. 167-186.
_______Saberes, imaginários e representações na construção do saber-fazer educativo de professores/as da educa-ção especial. 2 ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2005
________. Reflexões sobre o método dialético de Marx e a sua contribuição para a educação popular. João Pessoa: UFPB, 1993 (mimeo).
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica – São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas – São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados- São Paulo: Atlas, 2011.
NETO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx-São Paulo: Expressão Popular, 2011.
UNESCO, Declaração de Salamanca sobre os princípios, política e prática em educação especial. In Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. São Paulo: USP. 16/11/1998.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Silva, G. P. da, Oliveira, I. A. de, & Benjamin, J. (2018). POLÍTICAS PUBLICAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0583–0595. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0583-0595

Edição

Seção

Diversos