A não configuração do liame empregatício do trabalho prisional extramuros em prol da iniciativa privada diante do Tribunal Superior do Trabalho: a obrigatoriedade do trabalho prisional e a ressocialização através da laborterapia

Autores

  • Laura Machado de Oliveira Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Palavras-chave:

Trabalho prisional, Tribunal Superior do Trabalho, Direito do Trabalho, Ressocialização.

Resumo

O atual sistema de execução penal vigente no ordenamento jurídico brasileiro prevê a obrigatoriedade do trabalho do apenado à pena privativa de liberdade em caráter definitivo como forma de ressocialização da pessoa e para evitar o ócio carcerário, dentre outros fins. Tal trabalho sofre a não incidência dos direitos trabalhistas previstos na CLT, possuindo, o apenado, resguardo apenas a alguns benefícios previstos na legislação penal, além da remição da pena em razão do trabalho prestado, sendo esse o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Todavia, talvez esse não deveria ser o tratamento conferido ao preso ao trabalhar externamente para a iniciativa privada, pois nessa situação o apenado poderá possuir todos os elementos essenciais configuradores da relação de emprego, além dos argumentos mencionados pela doutrina, assim como pelo TST, não merecerem prosperar. Porém, o mesmo tratamento marginalizado continua a ser conferido para essas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Machado de Oliveira, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Professora da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho. Mestra em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

02-06-2016

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. de. A não configuração do liame empregatício do trabalho prisional extramuros em prol da iniciativa privada diante do Tribunal Superior do Trabalho: a obrigatoriedade do trabalho prisional e a ressocialização através da laborterapia. Revista de Direito, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 129–173, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1660. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo