AS PRÁTICAS ABUSIVAS E O SUPERENDIVIDAMENTO SOB A TUTELA DO ORDENAMENTO JURÍDICO: A LÓGICA DA MODERNIDADE LÍQUIDA E A SOCIEDADE DE CONSUMO

Autores

  • Tâmara Andreucci Dias de Oliveira Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Feira de Santana
  • Suani de Almeida Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Palavras-chave:

Direito, Modernidade líquida, Práticas abusivas, Sociedade de consumo, Superendividamento.

Resumo

Este artigo discute acerca das Práticas Abusivas do mercado e a questão do Superendividamento. Tal análise se faz sob o escopo do ordenamento jurídico constitucional e infraconstitucional, bem como, do PLS 283/2012 em trâmite no Senado. A lógica da “modernidade líquida” e da sociedade de consumo, por sua vez, são teorias fundamentais na compreensão do que se pretende discorrer. Outrossim, os princípios fundamentais da liberdade, da igualdade, do mínimo existencial e da dignidade humana serão evocados consubstanciando a discussão. A partir da análise bibliográfica pertinente ao tema, verificou-se que, ainda que o ordenamento jurídico pátrio busque tutelar os consumidores diante das práticas abusivas, estas se mantêm frequentes pela forma como a sociedade contemporânea tem se apresentado. Assim sendo, outra verificação vem à baila, a de que o ordenamento jurídico torna-se frágil, apesar de todo seu aparato normativo diante das ações rechaçadas pelo mesmo, mas legitimadas pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Andreucci Dias de Oliveira, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Feira de Santana

Tâmara Andreucci Dias de Oliveira

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Bacharel em Direito pela Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN; Profa. do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC de Feira de Santana.

Suani de Almeida Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Dra. em Linguística pela Universidade Federal da Bahia -UFBA, Profa. Adjunta do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Profa. do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN

Downloads

Publicado

07-04-2017

Como Citar

DIAS DE OLIVEIRA, T. A.; VASCONCELOS, S. de A. AS PRÁTICAS ABUSIVAS E O SUPERENDIVIDAMENTO SOB A TUTELA DO ORDENAMENTO JURÍDICO: A LÓGICA DA MODERNIDADE LÍQUIDA E A SOCIEDADE DE CONSUMO. Revista de Direito, [S. l.], v. 8, n. 02, p. 183–215, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1834. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo