DESENVOLVIMENTO DE HELIANTHUS ANNUUS L. ORNAMENTAL CULTIVADO EM SUBSTRATO COMERCIAL EM COMPARAÇÃO A SUBSTRATOS COM DIFERENTES DOSES DE COMPOSTO ORGÂNICOs com diferentes doses de composto orgânico
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v15i01.19556Palavras-chave:
Compostagem; Helianthus annuus L.; Resíduos orgânicos urbanos.Resumo
O uso comercial de resíduo orgânico urbano compostado pode ser uma alternativa de geração de renda para viabilizar o processo de compostagem. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o desenvolvimento do girassol ornamental, cultivar Anão de Jardim, cultivado em substrato comercial (SC) e em três substratos com diferentes doses de composto orgânico (CO), em Florianópolis, Santa Catarina. O experimento consistiu em quatro substratos e oito repetições em blocos em completamente casualizados: T1 (100% SC); T2 (100% CO); T3 (60% SC + 40% CO) e T4 (40% SC + 60% CO). Avaliou-se o número de folhas, altura da planta, diâmetro interno e externo do capítulo, início do estádio reprodutivo e durabilidade da flor, compreendida entre os estádios R4 ao R6. Os resultados apresentaram comportamento estatístico semelhante entre tratamentos, indicando que o uso do CO constitui uma alternativa viável e sustentável para compor substratos utilizados na produção do girassol ornamental em vasos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.