DESIGUALDADE DE GÊNERO NO ACESSO AOS CURSOS SUPERIORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v23i1.19915Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar a desigualdade de gênero no acesso ao ensino superior nas áreas de Ciências Agrárias, com foco na Universidade Federal de Viçosa (UFV), utilizando os dados institucionais da UFV e os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). De modo a quantificar tal análise, foi conduzida uma descrição dos dados e empregados dois modelos probabilísticos: Logit e Logit Multinomial. O primeiro permitiu verificar a diferença de gênero na probabilidade de ingresso nos cursos analisados, enquanto o segundo, por meio da Razão de Risco Relativo, possibilitou a comparação da probabilidade de ingresso em cursos de Ciências Agrárias com a de entrada nas demais graduações oferecidas pela UFV. Os resultados encontrados apontam para a existência de desigualdades de gênero no acesso aos cursos dessa área, com homens tendo maior probabilidade de ingresso em muitos cursos, especialmente quando o pai já está inserido neste campo de estudo/trabalho.
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