Extensionismo rural no Brasil: uma análise institucional comparada

Autores

  • Cleber José Bosetti UFSC
  • Paulo André Niederle Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Resumo

Esse trabalho buscou analisar as abordagens institucionais dos programas e ações das empresas públicas estaduais de extensão rural do Brasil no que se refere às perspectivas de desenvolvimento rural. Para isso, foram delineadas quatro variáveis analíticas: inclusão produtiva, agroindústrias familiares, construção social de mercados e turismo rural. Os dados foram coletados nos programas institucionais e nas publicações feitas nos endereços eletrônicos das referidas organizações. Por meio da estratégia metodológica da análise comparativa por conjunto foi possível realizar um estudo quali-quantitativa das informações coletadas. Os resultados indicam que as abordagens institucionais das temáticas estudadas apresentam variações regionais e que seu atendimento se dá em parceria com outras organizações. Assim, reitera-se a lógica operante do pluralismo institucional do extensionismo rural contemporâneo, bem como a multilinearidade das abordagens extensionistas voltadas para o desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber José Bosetti, UFSC

Economista e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2013) Professor Adjunto do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Áreas de atuação: Extensão Rural, Economia Rural, Agricultura Biodinâmica, Sistemas Agroalimentares, Enologia. Pós-Doutorando no Programa de Pós graduação em em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

Paulo André Niederle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ, 2011) com doutorado-sanduíche pelo CIRAD-Montpellier (UMR Innovation) e Universidade de Lyon II. Coordenador da Área de Sociologia da Capes (2022-2025). Coordena o Grupo de Pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares (SOPAS) e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD-UFRGS).

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

Bosetti, C. J., & Niederle, P. A. (2025). Extensionismo rural no Brasil: uma análise institucional comparada. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 14(1), 69–90. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rever/article/view/19286

Edição

Seção

Artigos