Campanhas eleitorais antecipadas na internet e sanções regulatórias no Brasil

um estudo sobre democracia digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32361/2024160219033

Palabras clave:

Campanhas eleitorais, Democracia digital, Sanções regulatórias

Resumen

Este artigo analisa as implicações das eleições antecipadas na internet no contexto atual brasileiro, destacando a evolução histórica da usabilidade online em campanhas eleitorais, desde suas origens até as estratégias atuais. Além disso, são analisadas as inovações normativas e o cenário da prática eleitoral na internet, sobretudo os desafios e oportunidades diante da regulação e das sanções relacionadas ao tema. Todavia, é possível que os efeitos das normativas restrinjam o direito à democracia digital? Para isso, a pesquisa foi elaborada à luz da metodologia dedutiva exploratória, estabelecendo-se a pesquisa através de artigos e legislações tratadas no contexto eleitoral. Por fim, a pesquisa corrobora a necessidade de uma regulação eficaz para garantir eleições justas e transparentes, promovendo a normalização da democracia digital e do processo eleitoral no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gledson Primo Gomes, Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Pós-Graduando em Direito Digital pela Faculdade Legale. Especialista em Direito da Seguridade Social pela Faculdade Legale. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Pesquisador Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. E-mail: gprimogomes@gmail.com.

Citas

ALMEIDA, Ronaldo. "Fake News e Eleições no Brasil: Um Estudo de Caso das Eleições Presidenciais de 2018." Revista Brasileira de Ciência Política, n. 30, p. 23-49, 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 26 mai. 2024.

BRASIL. Lei n.º 13.488, de 6 de outubro de 2017. Altera as Leis n.º 9.504, de 30 de setembro de 1997, e n.º 9.096, de 19 de setembro de 1995, para dispor sobre propaganda partidária e propaganda eleitoral. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13488.htm Acesso em 26 mai. 2024

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm Acesso

em: 26 mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Estabelece a proteção de dados pessoais no Brasil. Brasília. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm Acesso em: 26 mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. Diário oficial [da] União. Brasília, DF: 1997a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9504.htm. Acesso em: 26 mai. 2024.

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Resolução no 23.732, de 27 de fevereiro de 2024. Diário Oficial [da] Justiça Eleitoral. Brasília, DF: 2024. Disponível em: https://www.tse.jus.br/legislacao/compilada/res/2024/resolucao-no-23-732-de-27-de-fevereiro-de-2024 Acesso em: 25 mai. 2024.

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Resolução no 23.610, de 18 de dezembro de 2019. Diário Oficial [da] Justiça Eleitoral. Brasília, DF: 2019. Disponível em: http://www.tse.jus.br/legislacao/compilada/res/2019/resolucao-no-23-610-de-18-de-dezembro-de-2019 Acesso em: 26 mai. 2024.

GOMES, Clara. "Tecnologia e Regulação Eleitoral: Desafios e Oportunidades." Jornal de Direito Eleitoral, v. 24, n. 1, p. 78-95, 2023.

LEMOS, Eduardo Meireles de Souza. Marketing político e mídias digitais: um estudo sobre a influência das redes sociais na política brasileira. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

MIGUEL, Luis Felipe. "Eleições 2014: Um Novo Patamar para o Uso das Redes Sociais." Comunicação & Política, v. 31, n. 1, p. 87-105, 2014.

RODRIGUES, Carlos. "A Internet e as Eleições: O Caso das Eleições Presidenciais no Brasil." Revista de Sociologia e Política, n. 26, p. 101-120, 2006.

SILVA, D. (2021). "Desafios Regulatórios para Eleições na Internet." Palestra apresentada no Seminário Nacional de Direito Eleitoral, Brasília, DF.

SILVA, Sandro Pereira. Accountability e Democracia: Dimensões Analíticas, Estratégias e Limites para contexto Latinoamericano. Perspectivas em Políticas Públicas, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 37–74, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2275. Acesso em: 26 maio. 2024.

SILVA, José. "A Pandemia de COVID-19 e o Uso da Internet nas Campanhas Eleitorais de 2020." Revista de Direito Eleitoral, v. 18, n. 2, p. 134-156, 2020.

SILVA, José. "Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas: Desafios e Perspectivas." Revista de Direito Eleitoral, v. 18, n. 2, p. 134-156, 2018.

SILVA, José. "Desafios da LGPD no Contexto Eleitoral." Revista de Direito Eleitoral, v. 20, n. 1, p. 56-78, 2020.

SILVA, José. "Transparência e Financiamento de Campanhas: Novas Regras para 2024." Revista de Direito Eleitoral, v. 21, n. 2, p. 98-115, 2022.

Publicado

17.09.2024

Cómo citar

GOMES, G. P. Campanhas eleitorais antecipadas na internet e sanções regulatórias no Brasil: um estudo sobre democracia digital. Revista de Direito, [S. l.], v. 16, n. 02, p. 01–18, 2024. DOI: 10.32361/2024160219033. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/19033. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a