MENINAS E MENINOS EM CAMPO: EXPERIÊNCIAS COM O JOGO EM UMA ESCOLA DE FUTEBOL

Autores

  • Aline Edwiges S. Viana Mestre em Educação Física e integrante do Grupo de Estudos Corpo e Educação da Faculdade De Educação Física (UNICAMP)
  • Helena Altmann Professora Doutora Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Relações de gênero, futebol, prática pedagógica, escolas de esporte

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar se existe no espaço da Escola de Futebol uma prática educativa organizada e sistematizada do ensino do futebol, bem como se esse processo observa, em seus aspectos pedagógicos, as questões inerentes ao gênero. Para isso, foi realizada uma pesquisa com instrumentos etnográficos em uma Escola de Futebol franqueada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de agosto e dezembro de 2010. Também foram feitas 15 entrevistas semiestruturadas e seis filmagens de treinos de uma turma mista de futebol. Os resultados apontam que, na escola pesquisada, os treinos davam ênfase a um ensino tradicional do futebol, priorizando fundamentos técnicos. Além disso, são apresentados e discutidos alguns desafios pedagógicos que parecem prementes para o ensino e aprendizagem do futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTMANN, H. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens da Educação Física. 1998. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.
ALTMANN, H.; REIS, H. Futsal feminino na América do Sul: trajetórias de enfrentamentos e de conquistas. Movimento, Porto Alegre, v.19, n. 3, p. 211-232, jul./set. 2013.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo entrevistar: como fazer entrevista em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005.
DAMO, A. S. As dramatizações do gênero numa configuração futebolística. In: SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO 7., Santa Catarina. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p.1-7. Disponível em: < http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/A/Arlei_Sander_Damo_21.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2011.
DAMO, A. S. Do dom a profissão: formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Anpocs, 2007.
DORNELLES, P. G. Distintos destinos? A separação entre meninos e meninas na educação física escolar na perspectiva de gênero. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
GAYA, A. C. Corpos esportivos: o esporte como campo de investigação científica. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza (Org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 101- 112.
GOELLNER, S. Gênero, Educação Física e esportes: do que falamos quando em gênero falamos? In: VOTRE, Sebastião; MOURÃO, Ludmila (Org.). Imaginário & representações sociais em Educação Física, esporte e lazer. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001. p. 215-228.
HOMRICH, C. A.; SOUZA, J. C. Para além da questão técnica do ensinar/aprender futebol: outras possibilidades. In: __________. Didática da Educação Física 3: futebol. Ijuí: Editora Ijuí, 2005. p. 41- 87.

JAEGER, A. A.; GOELLNER, S. O músculo estraga a mulher? a produção de feminilidades no fisiculturismo. Revista Estudos Feministas, v. 19, n. 3, p. 955-976, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n3/16.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2011
NISTA-PICCOLO, V. Pedagogia dos esportes. In: ____________. (Org). Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus, 1999.
PAES, R. R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Editora ULBRA, 2001.
PAES, R. R. Pedagogia do esporte: contextos, evolução e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Física, São Paulo, v.20, suplemento 5, p.171, 2006.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. SãoPaulo: Editora Phorte, 2009.
SOUZA, E.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 52-68, 1999.
SOUZA JR, O. M. Co-educação, futebol e educação física escolar. 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
TENROLLER, Carlos Alberto. Futsal: ensino e prática. Canoas: Editora Ulbra, 2004.
UCHOGA, Liane. Educação física escolar e as relações de gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2012.
VENDITTI JR., Rubens; SOUSA, Marlus. Tornando o “Jogo Possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47- 58, 2008.
WENETZ, Ileana. Gênero e sexualidade nas brincadeiras do recreio. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Viana, A. E. S. ., & Altmann, H. . (2015). MENINAS E MENINOS EM CAMPO: EXPERIÊNCIAS COM O JOGO EM UMA ESCOLA DE FUTEBOL. Revista Mineira De Educação Física, 23(1), 113–122. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10015