MENINAS E MENINOS EM CAMPO: EXPERIÊNCIAS COM O JOGO EM UMA ESCOLA DE FUTEBOL
Palavras-chave:
Relações de gênero, futebol, prática pedagógica, escolas de esporteResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar se existe no espaço da Escola de Futebol uma prática educativa organizada e sistematizada do ensino do futebol, bem como se esse processo observa, em seus aspectos pedagógicos, as questões inerentes ao gênero. Para isso, foi realizada uma pesquisa com instrumentos etnográficos em uma Escola de Futebol franqueada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de agosto e dezembro de 2010. Também foram feitas 15 entrevistas semiestruturadas e seis filmagens de treinos de uma turma mista de futebol. Os resultados apontam que, na escola pesquisada, os treinos davam ênfase a um ensino tradicional do futebol, priorizando fundamentos técnicos. Além disso, são apresentados e discutidos alguns desafios pedagógicos que parecem prementes para o ensino e aprendizagem do futebol.
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