TESTE DE COORDENAÇÃO COM BOLA PARA O VOLEIBOL – PRIMEIROS PASSOS PERCORRIDOS

Autores

  • Siomara Aparecida da Silva Professora Doutora Adjunto 2 da Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriela Faria Soares Graduando de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto. *Projeto de Iniciação Científica, fomentado pelo CNPQ programa PIBITI

Palavras-chave:

validação, coordenação motora, jogos esportivos coletivos

Resumo

Nos JECs, em especial no voleibol, a coordenação é um fator necessário para a execução das habilidades técnicas direcionadas à leitura tática. Instrumentos válidos fornecem informações fidedignas do desenvolvimento das capacidades e do processo de EAT. Construir um instrumento de medida motora é criar tarefas/testes práticas sustentadas pela teoria, respeitando os indícios de validade. O processo de construção relaciona-se diretamente com os diversos tipos de validade que contribuem para a validação do construto. O objetivo deste trabalho foi adaptar o TECOBOL para o voleibol, buscando assegurar os indícios de validade. O primeiro passo foi a adequação das tarefas/ testes para o voleibol. O índice de dificuldade (ID) foi testado para definir a distância entre um, dois ou três metros. Foi aceita a terceira (M=36,96 ± 12,63), por apresentar maior variabilidade na amostra. A variabilidade encontrada indica que o instrumento será capaz de distinguir o nível coordenativo nas habilidades do voleibol

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Publicado

2014-03-30

Como Citar

Silva, S. A. da ., & Soares, G. F. . (2014). TESTE DE COORDENAÇÃO COM BOLA PARA O VOLEIBOL – PRIMEIROS PASSOS PERCORRIDOS. Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 44–54. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10094