ANÁLISE DO JOGO FORMAL E REDUZIDO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO FUTSAL

Autores

  • Samuel Nascimento de Araújo Licenciado em Educação Física. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo (RS). Especializando em Orientação Educacional. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Cerro Largo (RS). GIEF – Grupo Interdisciplinar em Educação Física (URI – Campus de S. Ângelo – RS).

Palavras-chave:

análise do jogo, aprendizagem, futsal

Resumo

O presente trabalho visa buscar compreender quais as situações em que melhor se enquadram os fundamentos técnico-táticos que são empregados para um bom desenvolvimento do jogo – nesse caso, no futsal. Foi feita uma comparação entre duas situações de jogo, sendo elas: jogo formal (JF) e jogo reduzido (JR), nos escalões sub-13 e sub-15 da Associação Pró-Esporte do município de Guarani das Missões (RS) – tendo como objetivo verificar qual dos métodos tem melhor efeito no treinamento da modalidade de futsal, com vistas à formação de uma capacidade de tomada de decisão e compreensão do jogo. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, em que foram analisados dois grupos de 20 alunos/atletas, tendo 10 em cada grupo/ escalão. Compreendemos que nas situações de jogo reduzido ocorreram mais casos em que se exigiu maior tomada de decisão e busca por espaços, bem como maior quantidade de situações de jogo que a encontrada no jogo formal, desde as situações de oposição e luta direta pela bola até as de finalizações nas diferentes situações de igualdade, superioridade e inferioridade numérica, as quais mostraram número maior de ocorrências nesta forma de representação do jogo. Isso demonstra que a metodologia que utiliza jogos reduzidos em seu contexto constrói no aluno uma melhor capacidade de jogo e consciência tático-estratégica.

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Publicado

2014-03-30

Como Citar

Araújo, S. N. de . (2014). ANÁLISE DO JOGO FORMAL E REDUZIDO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO FUTSAL. Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 113–125. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10101