RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE CORPO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA CORPOREIDADE COMO OBJETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gumercindo Vieira dos Santos Universidade Tecnológica do Paraná - UTFP
  • Ciro R. Rodrigues-Añez Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

corpo, corporeidade, qualidade de vida, Educação Física

Resumo

Os conceitos de corpo e de saúde são apreensões subjetivas da relação dos sujeitos com seu ambiente natural e sociocultural, expressando valores, significados e expectativas. A Educação Física (EF) atua construindo subjetividades e sentidos culturais sobre a corporeidade e o bem-estar. Utilizando revisão teórica sistemática, o autor analisa concepções históricas e antropológicas sobre o tema e sua posição no campo e capital simbólico da EF. Propõe uma nova função da EF no processo educacional, sugerindo uma formação profissional que promova a EF como Educação da Corporeidade – processo cujo objeto é a consciência crítica dos sentidos culturais incorporados pelo sujeito social

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Santos, G. V. dos ., & Rodrigues-Añez, C. R. . (2016). RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE CORPO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA CORPOREIDADE COMO OBJETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Mineira De Educação Física, 24(1), 153–170. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9823