EFEITO DA IDADE RELATIVA NOS ATLETAS DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014

Autores

  • Rafael Toledo de Souza Souza Universidade Estácio de Sá – Petrópolis, RJ.
  • Fernando Petrocelli de Azeredo Universidade Estácio de Sá – Petrópolis, RJ.; Laboratório de Fisiologia do Exercício - UNESA - Petrópolis, RJ.; Universidade Salgado de Oliveira – Niterói, RJ.
  • Geraldo Magela Rodrigues da Silva Junior Universidade Estácio de Sá – Petrópolis, RJ.; Laboratório de Fisiologia do Exercício - UNESA - Petrópolis, RJ.
  • Luiz Carlos Michelotte Pinheiro Universidade Estácio de Sá – Petrópolis, RJ.

Palavras-chave:

idade relativa, copa do mundo, idade cronológica

Resumo

O presente estudo visou comprovar a existência da Idade Relativa e analisar seus efeitos nos jogadores da Copa do Mundo FIFA 2014. As informações foram adquiridas a partir da lista oficial de jogadores (contendo o número total de jogadores convocados por cada seleção, contando com os que não estiveram na lista final de 23 jogadores) publicada no site da FIFA, totalizando um número de 958 jogadores, para que se pudesse comprovar a existência da Idade Relativa; vantagens foram apresentadas por jogadores com maior idade cronológica em relação aos demais, como estatura, peso corporal, composição corporal, força, velocidade, resistência, conhecimento do contexto do jogo e a tomada de decisão, motivação, autoconfiança e autoconceito. Foram coletadas as datas de nascimentos dos jogadores participantes da Copa do Mundo FIFA 2014 e dividiu-se em quatro quartis (1º quartil: nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; 2º quartil: nascidos nos meses de abril, maio e junho; 3º quartil: nascidos nos meses de julho, agosto e setembro; e 4º quartil: nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro). Foi feito um cálculo estatístico descritivo, através do software estatístico Statistical 7.0, com índice de significância de p<0,05. Os resultados foram apresentados em gráficos, tendo-se comprovado que existiu o fator Idade Relativa nos jogadores que participaram da Copa do Mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARLI, C.G.; LUGUETTI, N.C.; RÉ, A.H.N.; BÖHME, M.T.S. Efeito da idade relativa no futebol. R. bras. Ci. e Mov., v. 17, n. 3, p. 25-31, 2009.

ROGEL, Thiago; ALVES, Ivanildo; FRANÇA Henrique; VILARINHO, Rodrigo; MADUREIRA, Fabrício. Efeitos da Idade Relativa na seleção de talento no futebol. Brasil: Universidade Metropolitana de Santos, 2007.

GASTALDO, Édison. "O país do futebol" mediatizado: mídia e Copa do Mundo no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, n. 22, p. 353-369, 2009.

WAGENER, 2008 apud BETTI, Mauro. Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: inversionalidade e transversalidade na cultura esportiva e na Educação Física Escolar. Motrivivência, v. 21, n. 32/33, p.16-27, 2009.

MORAES, L.C.C.A.; PENNA, E.M.; FERREIRA, R.M.; COSTA, V.T.; MATOS, A.F. Análise do quartil de nascimento de atletas profissionais de futebol. Pensar a Prática, Goiânia, GO, 2009.

FRAINER et al. apud PALMA, Alexandre; ALMEIDA, Marcela de Lencastre. Efeito da idade relativa no futebol feminino: análise da Copa do Mundo Sub 17, da FIFA. Rev. ARQUIVOS em Movimento, Belo Horizonte: Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

RIBEIRO, Ricardo Jorge da Silva. Efeito da idade cronológica na distribuição dos futebolistas por escalões de formação e pelas diferentes posições específicas Porto: Faculdade de Desporto Universidade do Porto, 2009.

FOLGADO, H.; CAIXINHA, P. H.; SAMPAIO, J.; MAÇÃS, V. Efeito da idade cronológica na distribuição dos futebolistas por escalões de formação e pelas diferentes posições especificas. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto, 2009.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Souza, R. T. de S., Azeredo, F. P. de ., Silva Junior, G. M. R. da ., & Pinheiro, L. C. M. . (2016). EFEITO DA IDADE RELATIVA NOS ATLETAS DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014. Revista Mineira De Educação Física, 24(2), 57–64. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9834

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)