SURFE E QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO

Autores

  • Luiz Carlos Marinovic Doro Doro Mestre em Ciências do Envelhecimento - Universidade São Judas Tadeu.
  • Ana Martha de Almeida Limongelli Doutora em Educação pela PUC/SP

Palavras-chave:

atividade física, envelhecimento, atividades aquáticas

Resumo

Há evidências científicas de que a atividade física realizada por idosos relacionada a hábitos de vida saudáveis proporciona uma expectativa de melhor qualidade de vida e contribui para retardar os efeitos do envelhecimento. Entre essas modalidades esportivas está o surfe, o qual trabalha capacidades físicas, como o equilíbrio, e variáveis psicológicas, como a confiança além de possibilitar novas relações interpessoais. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção subjetiva da Qualidade de Vida do idoso praticante de um programa de surfe. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo exploratório de cunho qualitativo. Participaram desta pesquisa seis idosos dos sexos masculino e feminino com idade entre 60 e 75 anos, com status funcional ativo e fisicamente independentes. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Qualidade de Vida, WHOQOL-Bref, WHOQOL-Old, Questionário de Anamnese e entrevista individual semiestruturada. Quanto à análise de dados obtidos pelos instrumentos tipo questionários, utilizaram-se as orientações específicas de cada instrumento. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo, adotando o tema como unidade central. Concluímos que os participantes do estudo apresentaram percepção subjetiva, em relação à Qualidade de Vida, de boa para muito boa. A prática do surfe foi considerada um fator positivo para a Qualidade de Vida dos participantes, influenciando predominantemente nos domínios psicológico, ambiental e social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CADDICK, N.; SMITH, B. The impact of sport and physical activity on the well-being of combat veterans: A systematic review. Psychology of Sport and Exercise v.15, n.1, pages 9-18,2014.
.CHACHAMOVICH, E. Qualidade de vida em idosos: desenvolvimento e aplicação do módulo WHOQOL-OLD e teste do desempenho do instrumento WHOQOL-BREF em uma amostra de idosos. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. 197f.
FLECK, M.P.A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-BREF”. Rev. Saúde Pública, v.34, n.2: 178-183 2000.
GARCÍA, G.B, et. al.: Comportamento da frequência cardíaca durante uma sessão de surfe. Revista bras. Ciência e Movimento; v.16, n.2: 41- 47 2008.
LAVILLE, C; DIONNE, J. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
NERI, A.L. (orgs). Qualidade de vida e idade madura. 9 ed. Campinas, S.P: Papirus, 2012.
SIMÕES, R.R; PORTES, M; Moreira, W.W. Idosos e hidroginástica: corporeidade e vida. Rev. bras. Ciência e Movimento. v.19, n.4 :40-50, 2011.
.THE WHOQOL GROUP (1995). The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): Position Paper from the World Health Organization. Sociais Ciência e Medicina, v. 41: 1405 - 1995.
THOMAS, J; NELSON, J; SILVERMAN, S.J. Métodos em pesquisa em atividade física. 5º edição, Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2016-10-30

Como Citar

Doro, L. C. M. D., & Limongelli, A. M. de A. . (2016). SURFE E QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO. Revista Mineira De Educação Física, 24(3), 66–80. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9905