ALTERAÇÃO METABÓLICA ANTES E DEPOIS DE UMA ATIVIDADE FÍSIC

Autores

  • Bárbara Costa Soares Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Ketícia Ribeiro da Silva Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Cassius Rocha Oliveira Oliveira Docente das Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Anibal Ribeiro Júnior Mestre em Ciências da Saúde e Docente das Faculdades Unidas do Norte de Minas –FUNORTE

Palavras-chave:

alterações metabólicas, atividade física, atletas

Resumo

A atividade física é um fator importante no melhoramento da saúde e na prevenção de doenças devido ao fato de estar vinculada ao controle tanto primário quanto secundário de doenças. Neste estudo, foram utilizados 21 jogadores, que foram submetidos a um treino de duração de 36 minutos, com corridas leves de 5 minutos e 30 segundos de corrida pesada; posteriormente, o tempo mudou, com 1 minuto de corrida leve e 45 segundos de corrida pesada. As variáveis sanguíneas analisadas foram lactato desidrogenase, ureia e número absoluto de leucócitos. Para essa análise, foi utilizado o software Statistical, com nível de significância de p < 0,05. Observou-se que houve aumento significativo da lactato desidrogenase de todos os atletas, em razão do rompimento da membrana e do extravasamento desta no sangue. Os leucócitos também aumentaram em todos os atletas em decorrência de ficarem intercalados na parede dos vasos, e, em intensa atividade física, eles caem na corrente sanguínea. Entretanto, na ureia houve alterações, mas não significativa, em relação ao programa software Statistical, em que se obteve > 5% de significância; artigos relatam que esse incremento pode ser devido ao aumento do catabolismo de proteínas, bem como da gliconeogênese, pelo efeito da prática de treinamentos físicos. Diante desses resultados, essas alterações metabólicas durante o treino se dão pelo fato de o corpo tentar suprir 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, Daniel Barbosa; MORANDI, Rodrigo Figueiredo; MELO, Marco Aurélio Anunciação de; GARCIA, Emerson Silame. Cinética da creatina quinase em jogadores de futebol profissional em uma temporada competitiva. R. bras. Cineantropom. Desempenho Hum., p.190-2, 2011.
COELHO, Diogo; ANDRÉ, Filipe. Testes fisiológicos laboratoriais a futebolistas de elite: uma respectiva metodológica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto e Educação Física) – Universidade de Coimbra, 2009.

FORNAZIERO, André Montanholi. Efeitos de um jogo de futebol sobre marcadores fisiológicos, bioquímicos e de performance. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2009.
NASCIMENTO, Maria de Lourdes Pires. Leucocitoses leves e moderadas. NewsLab., p.157-8, 2007.
ROSSI, Renato. Metodologia para a área de saúde. São Paulo: Pancast, 1990. p. 135-8.
SILVA, A. I. da; NUNES, E. A. Contagem leucocitária em árbitros profissionais antes e após partidas oficiais de futebol. Fitness & Performance Journal, v. 5, n. 2, p. 65-9, março/abril 2006.
SILVA, Alberto I.; NUNES, Everson A.; SOBRINHO, Adalberto B. Perfil leucocitário de árbitros assistentes antes e após partidas de futebol. R. bras. Ci. e Mov., n.173, p. 39-44, 2009.
SILVA, Leila Maria Lopes da; PEIXOTO, Jacqueline Carvalho; CAMERON, Luiz Claudio. Respostas hematológicas, bioquímicas e de indicadores do perfil nutricional de atletas fundistas após intervenção dietética. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p.11-7, enero-febrero 2006. Leila
TANAKA, Marcelo Makoto. Comportamento da frequência cardíaca durante a partida de futebol em jogadores juvenis. 2007. Monografia (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru-SP, 2007.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Soares, B. C. ., Silva, K. R. da ., Oliveira, C. R. O., & Ribeiro Júnior, A. . (2015). ALTERAÇÃO METABÓLICA ANTES E DEPOIS DE UMA ATIVIDADE FÍSIC. Revista Mineira De Educação Física, 23(2), 43–53. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9963