AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM DEFICIENTES FÍSICOS PRATICANTES DE HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Autores

  • Patrick Costa Ribeiro Silva Mestrando em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Henrique de Freitas Lima Mestre em Promoção da Saúde. Orientador no curso de Especialização de Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência da UFJF.
  • Lidiane Aparecida Fernandes Mestranda em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

qualidade de vida, deficiência física, handebol em cadeira de rodas

Resumo

Na perspectiva de entender e verificar a contribuição da prática regular de atividade física na qualidade de vida de pessoas com deficiência física, estudos sobre qualidade de vida em diversas condições crônicas vêm sendo realizados com o intuito principal de promover intervenções que venham ao encontro de sua melhoria. O escopo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida de indivíduos praticantes de handebol em cadeira de rodas na cidade de Três Pontas, Minas Gerais, Brasil. Participaram do estudo oito indivíduos do sexo masculino, com idade de 16 a 22 anos, deficientes físicos com dependência de cadeira de rodas e praticantes da modalidade esportiva de handebol em cadeira de rodas (HCR). O instrumento utilizado na pesquisa foi o questionário SF-36, o qual é um instrumento genérico de avaliação da qualidade de vida. Como resultado, foi encontrado que os deficientes físicos, dependentes de cadeira de rodas e que praticavam a modalidade esportiva de handebol em cadeira de rodas, poderiam possuir benefícios significativos através da prática esportiva para os quesitos de aspectos sociais, vitalidade, estado geral de saúde e saúde mental. Entretanto, ao considerar todos os indivíduos da amostra no mesmo nível de limitação física por conta da dependência de cadeira de rodas, no quesito de limitações por aspectos físicos houve inconsistência nos resultados, o que corrobora outros estudos que fortalecem a qualidade de vida como percepção subjetiva do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIEHL, R. M. Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiência. São Paulo: Phorte, 2006.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

LEHNHARD, G. R.; MANTA, S. W.; PALMA, L. E. A prática de atividade física na história de vida de pessoas com deficiência física. Revista Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 45-56, 2012.

MELO, A. C. R.; LÓPEZ, R. F.A. O esporte adaptado. Lecturas en Educación Física y Deportes, año 08, n. 51, 2002.

NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira Atividade Física e Saúde, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 48-59, 2000.

NOCE, F.; SIMIM, M. A. M.; MELLO, M. T. A percepção de qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência física pode ser influenciada pela prática de atividade física? Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 3, n. 15, p. 174-178, 2009.

SILVA, E. L.; RODRIGUES, G. M. O acesso ao esporte para crianças e adolescentes com deficiência: da acessibilidade aos programas públicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, Salvador. Anais... Salvador, 2009. v. 16.

VALL, J.; BRAGA, V. A. B.; ALMEIDA, P. C. Estudo da qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática. Arquivo Neuropsiquiatria, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 451-455, 2006.

ZUCHETTO, A. T.; CASTRO, R. L. V. G. As contribuições das atividades físicas para a qualidade de vida dos deficientes físicos. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 1, n. 26, p. 53-166, 2002.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Silva, P. C. R. ., Lima, C. H. de F. ., & Fernandes, L. A. . (2020). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM DEFICIENTES FÍSICOS PRATICANTES DE HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS. Revista Mineira De Educação Física, 24(1), 25–36. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/pdf

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)