Policiamento Comunitário: Dicotomias e Imagens Fraturadas nas Práticas de Segurança Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10486

Resumo

Uma abordagem etnometodológica foi adotada para analisar as imagens que orientam a prática policial comunitária de uma Unidade Operacional da Polícia Militar de Minas Gerais. Utilizou-se a pesquisa documental, entrevistas com policiais e gestores, pesquisa em rede social de interações virtuais entre policiais e comunidade e observação participante de práticas policiais no programa Rede de Vizinhos Protegidos. Estudos de gestão da segurança pública e teoria social fundamentam a pesquisa. Os resultados mostram que as dicotomias entre policiamento tradicional e policiamento comunitário – repressivo e preventivo – produzem imagens fraturadas da polícia e dos civis que orientam a prática policial. Os criadores e impositores de regras que definem “os de dentro” e “os de fora” da comunidade, por meio dos estigmas sociais, personificam o medo do “Outro” no trabalho policial, bem como as imagens do policial, temido e amigo, e as imagens do cidadão, “de bem” e “bandidos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANIEL VICTOR SOUSA FERREIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre e doutorando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGA/FEA/USP). Pós-Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

SOUSA FERREIRA, D. V., & Florindo Borges, J. . (2021). Policiamento Comunitário: Dicotomias e Imagens Fraturadas nas Práticas de Segurança Pública. Administração Pública E Gestão Social, 13(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10486

Edição

Seção

Artigos