Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Se o trabalho foi publicado total  ou parcialmente em anais de congressos, encontros, simpósios ou outros eventos, especificar os anais e ano de publicação em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto do trabalho passou por uma revisão detalhada, garantindo a qualidade da redação. Somado a isto, há exposição clara, adequada e suficiente dos métodos qualitativos e/ou quantitativos utilizados.
  • Os arquivos para submissão possuem extensão .doc e não ultrapassam 2MB
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A submissão de artigos na APGS é gratuita.

O periódico Administração Pública e Gestão Social (APGS) recebe trabalhos que abordam os seguintes temas:

  • Gestão Pública
  • Políticas Públicas
  • Contabilidade aplicada ao setor público
  • Finanças Públicas
  • Planejamento Governamental
  • Desenvolvimento Regional
  • Estado, Governo e Sociedade
  • Terceiro Setor
  • Cooperativismo e Associativismo
  • Economia do Setor Público
  • Demografia e Meio Ambiente
  • Saúde Pública e Qualidade de Vida
  • Segurança Pública
  • Turismo na Esfera Pública
  • Inovação e Desenvolvimento Local
  • Organizações Públicas e Educação
  • Territórios e Governança
  • Coprodução de Serviços Públicos e Bem Comum

Processo de Submissão de Artigos

O Comitê de Política Editorial e o Corpo Editorial Científico seguem as orientações de boas práticas de publicação científica, adotando o sistema Blind Review (avaliação cega por pares) na análise dos trabalhos em forma de artigos científicos e casos para ensino enviados para publicação.

O texto do artigo deve conter de 7.000 a 9.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chaves, as referências bibliográficas e, se cabível, agradecimentos. São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. Sempre deverá haver uma versão do título, resumo e palavras-chave em inglês e em espanhol.

NORMAS DE FORMATAÇÃO:

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm)

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: simples (incluindo títulos, resumo, abstract, resumen, texto, citações e referências)

Parágrafos: alinhamento justificado

São admitidos até 4 autores por artigo e todos deverão estar cadastrados neste site. Excepcionalmente, poderão ser aceitos mais de quatro autores para trabalhos convidados pela Equipe Editorial.

Dois é número máximo de artigos que podem ser submetidos por autor por ano, independentemente da posição de autoria. O(s) autor(es) com trabalho(s) aprovado(s) poderá(ão) ter somente um artigo e um caso para o ensino publicados no ano.

 Estrutura Recomendada do Artigo

Verifique as especificações:

1 - Arquivo com o artigo e/ou caso para ensino completo sem identificação de autoria e numeração de tópicos/capítulos. Deve conter: Título e Resumo com Palavras chave (português, inglês e espanhol), Introdução, Fundamentos Teóricos, Procedimentos Metodológicos (exceto ensaios teóricos), Discussão, Análise de Dados, Resultados, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.

2 - Título: Deve indicar o principal resultado encontrado no trabalho, informando ao leitor a principal contribuição do seu trabalho.

3 - Resumo (NOVA ESTRUTURA EM TÓPICOS PARA ARTIGOS, A PARTIR DE AGOSTO/2020): Resumos devem ser apresentados em português, espanhol e inglês e conter até 300 palavras cada. Além do resumo, devem ser apresentadas entre três e cinco palavras-chave, também observando os três idiomas.  

Sobre as palavras-chave, não recomendamos a utilização de termos que contemplem áreas de conhecimento (generalistas), como Administração, Administração Pública, Contabilidade; local da investigação, a exemplo, Minas Gerais, São Paulo, e termos já mencionados no título do artigo. Recomendamos que utilizem palavras-chave que remetam a termos específicos da pesquisa realizada, que atendam ao escopo do periódico e que facilitem a pesquisa em indexadores ou diretórios.

Para a estrutura do resumo, apresentado em tópicos (para cada item novo - Objetivo da pesquisa, enquadramento teórico, metodologia, resultados... - considere o ínicio de uma nova linha. Exemplo: Objetivo de pesquisa: Texto. (ENTER). Sem espaço entre as linhas. No início da outra linha, novo item - Enquadramento Teórico: Texto. (ENTER). Sem espaço entre as linhas. No início da outra linha, novo item - "item"...), as exigências são:

- Objetivo da pesquisa: Apresentação do objetivo geral da pesquisa.

- Enquadramento teórico: Apresentação da lente/base teórica utilizada para suportar a pesquisa.

- Metodologia: Apresentação dos procedimentos metodológicos utilizados no estudo, independente da abordagem utilizada. Os autores devem responder “como” conduziram o estudo.

- Resultados: Apresentação dos principais resultados. Os autores devem explicar “o que” foi encontrado na pesquisa em resposta ao problema/hipóteses/proposições endereçadas no estudo.

- Originalidade: Apresentação de como a pesquisa se sustenta pela sua originalidade. O que na temática não é explicado ou pode ser explicado (lacunas) de maneira diferente? Qual(is) diferenças existem em relação aos estudos anteriores? Como tais lacunas teóricas ou da literatura foram supridas para gerar impacto na área?

- Contribuições teóricas e práticas: Apresentação das principais implicações que o estudo oferece para o avanço da teoria em Administração Pública, Contabilidade Pública e/ou Gestão Social e Terceiro Setor. Além das implicações para a prática nesses âmbitos.

Para os Casos de Ensino, os resumos, nos três idiomas, devem ser elaborados em até 150 palavras com conteúdos que contemplem informações sobre  o contexto, o dilema e o fechamento do Caso. As palavras-chave, de três a cinco, também devem ser apresentadas.

4 - Citações e Referências: devem conter todas as fontes de informações citadas no texto, obedecendo as normas de Citação e Referências da APA (American Psychological Association). Recomenda-se a leitura atenciosa e o atendimento pleno das orientações detalhadas sobre citações e referências padrão APA, a partir do Manual de Períodicos da ANPAD: http://www.anpad.org.br/diversos/periodicos/rac/rac_manual_submissao_2014.pdf). 

5 - Os trabalhos publicados na Revista APGS utilizam notas de fim, não use notas de rodapé. Notas devem ser usadas o menos possível.

6 - Ilustrações (Figuras, Tabelas, Quadro, etc) devem estar em formato editável com 8 centímetro de largura no máximo. No topo da ilustração deve estar a sua designação e o seu número indicativo (ex.: Tabela 2). Somente se for elaborada a partir de outra obra, se cita a fonte. Convém ao autor saber a diferença entre quadro e tabela.

O não cumprimento deste critério implicará na devolução do trabalho na condição de submissão inadequada.

Tempo Médio de Avaliação dos Trabalhos: 4 meses

Tempo Médio de Publicação (após a aprovação): 6 meses, caso o autor não tenha publicado no ano corrente e não haja concentração geográfica ou por instituição (20% das publicações no ano, exceto para edições especiais).

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.