Divulgar para quê? Índice de disclosure e a importância atribuída por doadores e gestores à divulgação voluntária de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10943

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar se o índice de disclosure via website praticado por entidades sem fins lucrativos mostra-se alinhado à importância atribuída por doadores e gestores à divulgação voluntária de informações.

Enquadramento teórico: Teoria da Divulgação.

Metodologia: Foi construído um índice de disclosure (WDI) e aplicados questionários aos doadores e às entidades do projeto Clique Esperança, em Campo Grande/MS, a fim de examinar a percepção desses dois grupos acerca da importância da divulgação de informações.

Resultados: Os achados evidenciam que o nível médio de divulgação de informações gerais é de 56,51%, de informações contábeis é de apenas 7,69% e o de informações de desempenho é de 19,23%, embora exista uma alta convergência entre as percepções de doadores e gestores sobre a importância dessas informações. Ainda, observou-se o alinhamento parcial entre essas percepções e os índices praticados, sendo alto o grau de alinhamento das informações gerais e baixo grau de alinhamento de informações contábeis e desempenho.

Originalidade: Conciliação das percepções dos gestores e dos doadores sobre a importância da divulgação em websites.

Contribuições teóricas e práticas: Aborda a interação entre doadores/doações e entidade/divulgação e também na otimização das práticas de divulgação de informações, reduzindo a assimetria informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Pereira de Souza, L. A., Lima, E. M., de Oliveira Vendramin, E., & Pereira, C. A. (2021). Divulgar para quê? Índice de disclosure e a importância atribuída por doadores e gestores à divulgação voluntária de informação . Administração Pública E Gestão Social, 13(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10943

Edição

Seção

Artigos