Análise da Implementação das Diretrizes do Programa Mais Médicos (PMM) por Municípios Brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11082

Resumo

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar as lacunas de implementação do Programa Mais Médicos (PMM) ao avaliar relatórios de auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) e discutir características e disparidades regionais que impactam os resultados do PMM nos municípios brasileiros.

Enquadramento teórico: Esta pesquisa se enquadra na necessidade de analisar a implementação do PMM, destacada por Lima, Nunes, Santos, Silva e Melo (2017) e Alencar et al. (2016).

Metodologia: Foram analisados 149 relatórios de auditoria da CGU, de 2016, por meio da Análise de Conteúdo. Os municípios também foram avaliados a partir da Análise de Correspondência Múltipla e do Teste Qui-quadrado para compreender os aspectos que envolvem a atuação profissional, tais como moradia, alimentação, transporte e estrutura.

Resultados: Os resultados mostram que quando os municípios oferecem condições de moradia, alimentação, transporte e estrutura de forma adequada, a atuação do médico no PMM é considerada satisfatória, independentemente de o município apresentar maior/menor índice de desigualdade social. Esses elementos estão entre aqueles que contribuem para a fixação do médico nas regiões menos desenvolvidas.

Originalidade: A análise do PMM se mostra original, pois não foram encontrados trabalhos que analisassem as diferenças municipais relacionadas ao PMM, política pública que reúne um conjunto de ações do Governo Federal para melhorar o atendimento médico aos usuários do Sistema Único de Saúde nos municípios brasileiros.

Contribuições teóricas e práticas: Diante dos achados, é possível indicar contribuições teóricas para a literatura sobre a PMM. Também é possível indicar que para que se possa melhorar a PMM em qualidade, é necessário que os médicos recebam melhores condições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Cezar Pinto Aderne Gomes , B., Molina Queiroz, J., Filgueiras Sauerbronn , F. ., & Loreiro Lourenço , R. . (2021). Análise da Implementação das Diretrizes do Programa Mais Médicos (PMM) por Municípios Brasileiros. Administração Pública E Gestão Social, 13(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11082

Edição

Seção

Artigos