The Relationship between Pandemic Circumstances, Social Factors and Government Policies
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11224Resumo
Objetivo: esta pesquisa explora o papel que fatores sociais e políticas governamentais desempenham no desenvolvimento da pandemia de COVID-19.
Enquadramento Teórico: o governo de diferentes regiões responde à pandemia com várias políticas e intervenções governamentais. Enquanto isso, fatores sociais que são resultados de longo prazo das políticas governamentais também impactam o desenvolvimento da pandemia em diferentes regiões. A presente pesquisa estuda como esses fatores sociais estão relacionados com o desenvolvimento da pandemia de COVID-19.
Desenho da Pesquisa: Usando dados do IBGE, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, conduziu-se uma análise de regressão em nível municipal usando fatores sociais como variáveis ??independentes, e casos confirmados de COVID-19 e mortes confirmadas de COVID-19 como variáveis ??dependentes.
Resultados: foi verificado que os municípios do estado brasileiro com mais Unidades Básicas de Saúde e maior densidade populacional tendem a apresentar mais casos confirmados e óbitos por COVID-19. Também foi evidenciado que o PIB de um município é um importante indicador de casos e óbitos confirmados por COVID-19.
Originalidade: esta pesquisa é uma das primeiras a compreender o impacto dos fatores sociais no desenvolvimento da pandemia COVID-19.
Contribuições práticas e teóricas: os resultados desta pesquisa irão melhorar a compreensão da pandemia em andamento, prever a tendência de desenvolvimento da pandemia e preparar os formuladores de políticas com melhores informações, apontando os impactos significativos de fatores sociais e políticas governamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.