Investimento em educação diminui a criminalidade: análise dos municípios do Rio Grande do Sul usando econometria espacial
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11239Resumo
A criminalidade tem sido um dos principais problemas da sociedade brasileira. No Brasil, percebe-se uma concentração de crimes na faixa etária entre 15 e 19 anos, que coincide com a idade escolar, principalmente de ensino médio. Vários estudos defendem que investimentos na primeira infância para promover a aprendizagem são fundamentais, pois é neste período da vida que a pessoa desenvolve suas habilidades e as noções de moralidade e civilidade. Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção. O acesso, a retenção e o rendimento do aluno na escola dependem de investimentos em infraestrutura e em recursos humanos na área da educação. Este estudo procura identificar se há associação entre gastos em educação e taxas de criminalidade nos municípios do Rio Grande do Sul. Para isto é usado um modelo simples de econometria espacial, que permite verificar também efeitos de transbordamentos entre municípios. Os resultados obtidos permitem afirmar que um aumento dos gastos públicos em educação tende a diminuir a criminalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.