Investimento em educação diminui a criminalidade: análise dos municípios do Rio Grande do Sul usando econometria espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11239

Resumo

A criminalidade tem sido um dos principais problemas da sociedade brasileira. No Brasil, percebe-se uma concentração de crimes na faixa etária entre 15 e 19 anos, que coincide com a idade escolar, principalmente de ensino médio. Vários estudos defendem que investimentos na primeira infância para promover a aprendizagem são fundamentais, pois é neste período da vida que a pessoa desenvolve suas habilidades e as noções de moralidade e civilidade. Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção. O acesso, a retenção e o rendimento do aluno na escola dependem de investimentos em infraestrutura e em recursos humanos na área da educação. Este estudo procura identificar se há associação entre gastos em educação e taxas de criminalidade nos municípios do Rio Grande do Sul. Para isto é usado um modelo simples de econometria espacial, que permite verificar também efeitos de transbordamentos entre municípios. Os resultados obtidos permitem afirmar que um aumento dos gastos públicos em educação tende a diminuir a criminalidade.

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Biografia do Autor

Adelar Fochezatto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Economia. Professor Titular da PUCRS. Pesquisador do CNPq.

Guilherme Petry, Auditor-Fiscal da Receita Estadual

Doutorando em Economia do Desenvolvimento no PPGE/PUCRS. 

Jacó Braatz, Auditor-Fiscal da Receita Estadual

Doutor em Economia do Desenvolvimento no PPGE/PUCRS.

Henrique Romão Marcondes

Mestre em Economia do Desenvolvimento no PPGE/PUCRS

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Fochezatto, A., Petry, G., Braatz, J., & Marcondes, H. R. (2021). Investimento em educação diminui a criminalidade: análise dos municípios do Rio Grande do Sul usando econometria espacial. Administração Pública E Gestão Social, 13(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11239

Edição

Seção

Artigos