Policy Capacity: Um Conceito Polissêmico no Âmbito da Administração Pública

Autores

  • Gustavo Leonardo Simão Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras.
  • Suely de Fátima Ramos Silveira https://orcid.org/0000-0002-1303-7190

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12384

Resumo

Objetivo da Pesquisa:

O presente trabalho de natureza bibliográfica objetivou analisar o conceito de capacidade estatal para a produção de políticas públicas sob dois aspectos: frentes de pesquisa e identificação da base intelectual seminal.

Enquadramento Teórico:

A capacidade de uma resposta célere e eficaz credita qualidade à gestão pública e, a partir disso, amplia o capital político dos agentes governamentais, em vista da legitimidade alcançada. Nesse sentido, o presente trabalho estrutura-se em torno da análise do conceito das capacidades dos agentes governamentais para a produção de políticas públicas, uma tradução livre do conceito de policy capacity.

Metodologia:

A pesquisa tem por natureza uma abordagem quantitativa, baseada na análise bibliométrica de trabalhos acadêmicos. Os dados bibliográficos foram extraídos da coleção principal da Web of Science (WoS). Para a análise dos dados bibliométricos foram utilizados dois softwares - o VOSviewer e o Iramutec.

Resultados:

Os resultados identificaram duas perspectivas enfoque-resultados -  a processual e a estrutural - em diversas instâncias de governo, inclusive em relação às bases intelectuais dos três autores com trabalhos mais referenciados no conjunto da pesquisa realizada. Ainda em relação ao contexto das bases intelectuais foi verificado que os três autores mais referenciados abordam temas atinentes à governança e suas aplicações, também passíveis de serem delimitadas em aspectos processuais e estruturais.

Originalidade:

A pesquisa analisa, e contextualiza, um conceito recorrente na nova agenda no âmbito dos trabalhos acadêmicos sobre Administração Pública. Assim, a partir da elucidação do que denominou-se nestre trabalho de duas macro perspectivas de convergência em relação às falhas e sucessos na análise de ações voltadas a resolução de problemas da gestão pública, há uma oferta de insigths para a redução da polissemia do termo. Por decorrência, os resultados auxiliarão um melhor enfoque do conceito nos estudos futuros.

Contribuições Teóricas e Práticas:

Os dois aspectos encontrados como delimitantes da abordagem da capacidade governamental, o processual e o estrutural, no escopo das frentes de pesquisa existentes, bem como as bases intelectuais ativas sobre a temática  são relevantes à redução da polissemia existente em torno do conceito de policy capacity.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Leonardo Simão, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração e Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq em sua graduação por duas vezes, nais quais pesquisou as implicações da inserção das cooperativas agropecuárias no comércio de créditos de carbono e a internacionalização dos empreendimentos cooperativos. Ministrou cursos em simpósio internacional abordando a temática do marketing para a agregação de valor dos produtos da agricultura familiar, constituição de cooperativas e elaboração de políticas públicas para o setor rural. É revisor de trabalhos acadêmicos de diversos periódicos acadêmicos. Revisou também trabalhos científicos para o Academy of Management Meeting, Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA) e para o SemeAD. Tem interesses nos seguintes temas: administração rural, gestão de empreendimentos cooperativos e políticas públicas relacionadas com a ação coletiva. Desde março de 2013 é membro da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Simão, G. L., & Silveira, S. de F. R. . (2022). Policy Capacity: Um Conceito Polissêmico no Âmbito da Administração Pública. Administração Pública E Gestão Social, 14(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12384

Edição

Seção

Artigos