Os Princípios da Responsabilidade Social e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Uma Análise do Programa Lagoas do Norte

An Analysis of the Lagoas do Norte Program

Autores

  • Francílio de Oliveira Sousa Instituto Federal do Piauí - IFPI https://orcid.org/0000-0002-2797-8493
  • Alexandre Rabêlo Neto Universidade Federal do Piauí Campus Amílcar Ferreira Sobral Programa de Pós-graduação em Gestão Pública Programa de Pós-graduação em Administração Pública - PROFIAP
  • Eulálio Gomes Campelo Filho Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Monique de Menezes Urra Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13155

Resumo

Objetivo da Pesquisa: Analisar o benefício dos princípios da responsabilidade social das Normas Brasileiras NBR-ISO 26000 em um programa de cooperação internacional para o desenvolvimento.

Enquadramento teórico: O artigo apresenta uma evolução do conceito de Responsabilidade social, mediante as teorias relacionadas à cooperação internacional para o desenvolvimento – CID, transparência e accountability.

Metodologia: O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratória, ancorada na triangulação de dados documentais e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com os gestores do Programa Lagoas do Norte e cidadãos que residem na área de abrangência do projeto em Teresina.

Resultados: Os princípios da responsabilidade social da NBR-ISO 26000 impactaram a gestão pública do município de Teresina em sua capacidade de desenvolvimento e gerenciamento de intervenções urbanas e desenvolvimento econômico e social.

Originalidade: Os resultados contribuem para suprir a ausência, na literatura brasileira, de artigos que façam uma discussão teórica acerca dos aspectos relacionados à cooperação internacional para o desenvolvimento – CID, transparência e accountability.

Contribuições teóricas e práticas: Uma vez que a ISO 26000 aponta para a necessidade de uma investigação mais criteriosa em relação às partes interessadas, esse estudo contribui em uma perspectiva prática para a gestão dos projetos de cooperação internacional de desenvolvimento – CID, no que diz respeito à relação com empresas, governos, mídia, fornecedores, organizações pares e a comunidade em que opera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francílio de Oliveira Sousa, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Possui graduação em Administração (2014) e Mestrado em Gestão Pública (2019) pela Universidade Federal do Piauí

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí Campus Amílcar Ferreira Sobral Programa de Pós-graduação em Gestão Pública Programa de Pós-graduação em Administração Pública - PROFIAP

Realizou estágio de Pós-Doutorado no Grupo de Pesquisas Cidade Digital Estratégica do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Escola de Arquitetura e Design da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Doutorado SWE pela Universidade de Coimbra - UC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CAFS). Docente do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do programa de mestrado profissional em Administração Pública - PROFIAP. 

Eulálio Gomes Campelo Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre em International Business Analysis pela Universidade de Leicester/Inglaterra (1999) e Doutor em Engenharia de Negócios/Administração pela Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2009). 

Monique de Menezes Urra, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Cientista Política, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestre e Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e especialista em Concessões e Parcerias Público Privada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP/London School of Economics. 

Publicado

2022-07-22

Como Citar

de Oliveira Sousa, F., Neto, A. R., Gomes Campelo Filho, E., & de Menezes Urra, M. (2022). Os Princípios da Responsabilidade Social e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Uma Análise do Programa Lagoas do Norte: An Analysis of the Lagoas do Norte Program. Administração Pública E Gestão Social, 14(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13155

Edição

Seção

Artigos