História e Cultura da Corrupção dos Agentes Públicos no Brasil: Uma Leitura Transversal das obras de Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Darcy Ribeiro

Autores

  • Felipe Fróes Couto Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES http://orcid.org/0000-0002-4928-9920
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Araújo Leal Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Teresa Leão Wanderley Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i1.13411

Resumo

Objetivo da Pesquisa: O objetivo deste ensaio é realizar uma leitura transversal das obras “Raízes do Brasil” (1995) de Sergio Buarque, “Os donos do poder” (2001) de Raymundo Faoro e “O povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro (1995), analisando aspectos teóricos que tangenciem a construção histórica da corrupção dos agentes públicos no Brasil e suas implicações culturais.

Resultados: Holanda e Faoro apresentam como motivo da corrupção no Brasil o patrimonialismo, conforme a teoria weberiana. Noutro passo, Darcy Ribeiro apresenta como fundamento para essas práticas a relação entre as elites que, de forma conjunta, sempre trabalharam para manter seus privilégios, expiando o povo brasileiro.

Originalidade: Introduzimos ao leitor elementos históricos e culturais a respeito da formação política do país e a sua relação intrínseca com a corrupção, desafiando a tradição weberiana (patrimonialismo) e demonstrando as contradições existentes entre as versões da história propostas originariamente por Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro e a narrativa dissidente construída por Darcy Ribeiro.

Contribuições Teóricas: Construímos uma narrativa crítica à tradição weberiana nos estudos nacionais sobre a corrupção. As contribuições propostas neste artigo têm implicações profundas em relação à cultura arraigada nos espaços organizacionais da Administração Pública. Os modos de gestão da coisa pública no país, historicamente, são pautados em três principais eixos que podem ser expandidos em futuras pesquisas: a) herança dos modos portugueses de governo, b) domínio das elites sobre o povo e c) alienação do povo em relação aos assuntos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Fróes Couto, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Camila Araújo Leal, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisadora Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Estadual de Montes Claros (BIC-UNI).

Maria Teresa Leão Wanderley, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Pesquisadora de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Montes Claros (ICV-UNIMONTES).

Publicado

2023-01-20

Como Citar

Fróes Couto, F. ., de Pádua Carrieri, A., Araújo Leal, C., & Leão Wanderley, M. T. (2023). História e Cultura da Corrupção dos Agentes Públicos no Brasil: Uma Leitura Transversal das obras de Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Darcy Ribeiro. Administração Pública E Gestão Social, 15(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i1.13411

Edição

Seção

Artigos