Motivações para a carreira gerencial: Um estudo com advogados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Autores

  • Rosangela Dalla Vecchia Procuradora da Fazenda Nacional (PGFN)
  • Diego de Faveri Professor Adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) https://orcid.org/0000-0003-4016-0992
  • Lucia Barbosa de Oliveira Professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) https://orcid.org/0000-0001-7792-5552

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.13854

Resumo

Objetivo da pesquisa: Este estudo teve por objetivo investigar as motivações para a transição de carreira de uma posição técnica para uma função gerencial no contexto da administração pública brasileira. Mais especificamente, foram pesquisados advogados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e buscou-se identificar a importância relativa de diferentes fatores na decisão pela assunção de uma função gerencial na organização.

Enquadramento teórico: O trabalho tomou como aporte teórico a teoria motivacional da autodeterminação e a literatura sobre transição de carreiras, com foco na mobilidade vertical intraorganizacional.

Metodologia: Após a etapa qualitativa em que foi identificado um conjunto de sete motivadores – possibilidade de influenciar rumos e estratégias da organização, abertura para o desenvolvimento projetos novos e desafiadores, teletrabalho, clareza de atribuições, pessoal de apoio, capacitação e incentivo financeiro –, foram aplicadas técnicas de análise conjunta e de cluster junto a uma amostra de 515 advogados da PGFN.

Resultados: A análise conjunta, que permite identificar a importância relativa dos fatores, revelou que os mais importantes são a possibilidade de influenciar rumos e estratégias da organização e o teletrabalho. Já a análise de cluster apontou para três perfis de procuradores, denominados protagonistas, cautelosos e pragmáticos.

Originalidade: O trabalho faz uso das técnicas de análise conjunta e de cluster, relativamente pouco utilizadas em pesquisas sobre o tema.

Contribuições teóricas e práticas: Esta pesquisa contribui para as literaturas de gestão pública e transição de carreira, ao abordar os fatores que motivam servidores públicos na transição de uma função técnica para uma posição gerencial. De uma perspectiva aplicada, os resultados podem orientar o desenho de políticas que ampliem a atratividade de cargos de gestão no âmbito da administração pública brasileira, incluindo o estímulo à maior participação de mulheres nessas posições.

Palavras-chave: Burocrata de médio escalão; Transição de carreira; Carreira gerencial; Motivação; Teoria da autodeterminação.

Downloads

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Dalla Vecchia, R., de Faveri, D., & Barbosa de Oliveira, L. (2023). Motivações para a carreira gerencial: Um estudo com advogados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.13854

Edição

Seção

Artigos