20 Anos do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais: Processo Histórico e Contribuições para a Gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14344

Resumo

Objetivo da Pesquisa: Organizar analiticamente aspectos históricos do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais (PNHV) acerca de estratégias de gestão para enfrentamento das hepatites virais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Enquadramento Teórico: Referencial que subsidia a gestão de sistemas e serviços de saúde para ampliar possibilidades de análise em vista da legitimidade das ações propostas pelos agentes governamentais em relação ao PNHV.

Metodologia: Estudo de análise documental de contexto sociopolítico e histórico com recorte temporal, desde a criação do PNHV (2002-2021), embasado em documentos do escopo dos marcos legais. A análise permitiu agrupar os achados em duas seções: Implantação da política pública de atenção às hepatites e Estratégias para subsidiar a gestão no enfrentamento às hepatites virais.

Resultados: Constatam-se avanços, principalmente, na última década, quanto à extensão da vacinação à população, construção de diretrizes para apoiar a descentralização da atenção, com tentativas de organização de uma rede de atenção mais integrada. Há premência de ampliar o diálogo sobre a condução da gestão para fortalecer diretrizes que articule uma rede de atenção à saúde respeitando os princípios do SUS.

Originalidade: Apresenta-se produção que sumariza importantes marcos legais e possibilita refletir sobre a gestão do SUS no enfrentamento das hepatites, mas também apresenta estratégias à gestão para potencializar o PNHV.

Contribuições Teóricas e Práticas: Marca um contexto político de atuação do PNHV e sumariza considerações que podem contribuir para ampliar a capilaridade de serviços de saúde na rede de atenção, analisar o modelo de organização, além de pontuar a necessidade de investimento no quantitativo profissional qualificado, ou seja, aspectos que requererão forte atuação da gestão para alcance das metas pactuadas na agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Souza Gleriano, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeiro. Doutor. Docente na área de Política e Gestão em Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, MT, Brasil.

Vencelau Jackson da Conceição Pantoja, Secretaria de Estado da Saúde do Amapá

Enfermeiro. Técnico da Coordenação Estadual de DST e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde do Amapá. Conselho Federal de Enfermagem – COFEN. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz; Especialista em Educação pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana – SBRASH

Sirlene Caminada , Secretaria Estadual da Saúde

Enfermeira. Mestre. Técnico do Programa de Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde, Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alexandre Vranjac”. São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Souza Gleriano, J., Dias Pedeschi Chaves, L., Jackson da Conceição Pantoja, V., & Caminada , S. (2023). 20 Anos do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais: Processo Histórico e Contribuições para a Gestão. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14344

Edição

Seção

Artigos