O Que se Espera do Ensino Fundamental: Famílias e Docentes Convergem em Termos de Expectativas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14611

Resumo

Objetivo de pesquisa: O objetivo deste estudo é identificar se as famílias e docentes convergem em termos de expectativas relacionadas ao ensino desenvolvido em escolas públicas de ensino fundamental. De forma complementar, busca-se identificar quais são os fatores que influenciam a expectativa dos familiares em relação à expectativa sobre o ensino da escola e sobre a escola de maneira geral.

Enquadramento teórico: O estudo discute o conceito do Modelo dos 5 Gaps, conceitos teóricos de gerenciamento de expectativas em organizações, a relação família – escola e o marketing educacional.

Metodologia: A pesquisa possui uma abordagem quantitativa, descritiva e com corte transversal, com dados obtidos por meio da aplicação de questionários estruturados para famílias (pais ou responsáveis) e docentes de escolas.

Resultados: O estudo identificou que existem de fato diferenças de expectativas entre familiares e corpo docente. Os quatro temas mais significativos para a família foram: boa estrutura física, grau de exigência do ensino, acesso às informações dos alunos e liberdade de pensamento e expressão, enquanto que para os docentes os cinco temas mais significativos foram: grau de exigência do ensino, processos burocráticos claros e definidos, ambiente agradável e propício ao aprendizado, expectativa geral sobre o ensino da escola e expectativa geral sobre a escola o que apontam para importantes linhas de ação a serem conduzidas pelos gestores da área educacional.

Originalidade: Discute-se o marketing escolar e a expectativa do cliente na educação básica pública.

Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa contribui com discussões relacionadas às percepções de famílias e docentes em escolas de educação básica pública no Brasil bem como na melhoria de tomada de decisão nas escolas de ensino fundamental, visando ampliação da satisfação com os serviços prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Davel da Silva, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis e Administração

Danilo Magno Marchiori, Fucape Business School

Doutor em Gestão e Administração

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Davel da Silva, F., & Magno Marchiori, D. . (2023). O Que se Espera do Ensino Fundamental: Famílias e Docentes Convergem em Termos de Expectativas?. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14611

Edição

Seção

Artigos