Divisionalização na Administração Pública e seus Reflexos na Institucionalização de um Sistema de Informação Gerencial Financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i4.15029

Resumo

Resumo:

Objetivo da pesquisa: Analisar como a estrutura divisionalizada de uma Autarquia Pública Federal motiva ou inibe a institucionalização de um Sistema de Informação Gerencial Financeiro (SIGF), sob o enfoque da New Institutional Sociology (NIS).

Enquadramento teórico: A Teoria Institucional, analisada sob perspectiva da New Institutional Sociology – NIS, incorporou o modelo de Tolbert e Zucker (2006) como lente de análise dos fatores motivadores e inibidores da institucionalização do SIGF.

Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de estudo de caso.

Resultados: A estrutura divisional foi compreendida como um dos aspectos internos que motivaram a fase da habitualização do SIGF, pela necessidade de padronização, de modo a facilitar a aferição do desempenho dessas unidades. No Estágio da Semi-institucionalização, os resultados indicaram que as características das unidades e gestores divisionais atuaram ora como motivadora e ora inibidora da institucionalização. No Estágio da Total institucionalização, não se percebeu influência das características da estrutura divisionalizada, senão aquela indireta e derivada das fases da habitualização e objetificação, que permitiu ao SIGF avançar na fase de sedimentação.

Originalidade: Há uma compreensão incipiente da institucionalização de SIG em certos ambientes institucionais. Pesquisas anteriores voltadas ao setor público não analisaram a interlocução entre divisionalização e institucionalização de SIG.

Contribuições teóricas e práticas: Os resultados podem contribuir com a literatura no sentido de apresentar como um ambiente divisionalizado se reflete na institucionalização de SIG no setor público. Identificar potenciais elementos que motivam ou inibem a institucionalização de um SIG no contexto de unidades divisionais podem resultar em SIG projetados adequadamente a essa realidade, que contribuem para uma maior racionalização dos recursos públicos, e favorecem a otimização dos benefícios propostos pelo sistema, haja vista o reforço de sua utilidade para o alcance dos objetivos institucionais.

Palavras-chave: Institucionalização, Divisionalização, Fatores Motivadores e Inibidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

Leal Guimarães, D. E., da Silva de Oliveira, R. M., Figueira Marquezan, L. H., & Pimentel Gonzaga, R. (2023). Divisionalização na Administração Pública e seus Reflexos na Institucionalização de um Sistema de Informação Gerencial Financeiro. Administração Pública E Gestão Social, 15(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i4.15029

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)