Por uma Outra Relação Entre Administração Pública e Desenvolvimento: Retomando Espaço e Território Contra as Mazelas da Globalização
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15735Resumo
Objetivo da pesquisa: No presente ensaio teórico, temos por objetivo discutir de que forma a administração pública, ao se aproximar das concepções de espaço e território, pode ter avanços mais substantivos em direção ao desenvolvimento, superando ou mitigando as mazelas da globalização.
Enquadramento teórico: A administração pública toma para si a missão de levar as nações ao desenvolvimento, mas enfrenta obstáculos, que se aprofundam com o advento da globalização. Milton Santos (2008a) denuncia as contradições da globalização, revelando a existência de duas realidades antagônicas. Como fábula ou perversidade, a globalização espelha suas contradições nas vertentes de desenvolvimento. Na dialética entre global e local, o Estado se enfraquece. A administração pública tem no espaço geográfico sua principal arma para frear as perversidades da globalização (Santos, 2008a).
Resultados: Mostramos, por meio de cinco proposições, de que forma essas espaço e território podem contribuir para que a administração pública obtenha avanços no alcance do desenvolvimento.
Originalidade: O artigo aproxima a administração pública das concepções de espaço e território, relação esta que há muito se perdeu, e traz uma problematização do histórico da relação entre administração pública e desenvolvimento, à luz do fenômeno da globalização.
Contribuições teóricas e práticas: O artigo traz as contribuições da geografia para pensar como a administração pública pode reassumir seu papel frente ao desenvolvimento, ajudando a repensar o papel do Estado nesse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.