Análise da Eficiência dos Gastos Públicos com Segurança Pública nos Estados Federativos do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.17389Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar a eficiência da aplicação dos recursos públicos com segurança pública dos estados brasileiros.
Enquadramento teórico: Como base teórica foi utilizado estudos sobre segurança pública e eficiência da aplicação dos recursos públicos. A abordagem teórica destaca a interconexão entre a eficiência na gestão de recursos públicos e a promoção da segurança pública, enfatizando a importância de uma abordagem integrada e eficaz para enfrentar os desafios sociais e de segurança.
Metodologia: Utilizou-se um modelo de Análise Envoltória de Dados para mensurar a eficiência da aplicação dos recursos públicos com segurança pública dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal no período de 2014 a 2021. Foi utilizado um modelo BCC-output e aplicou-se o Índice de Malmquist para verificar a evolução da eficiência ao longo do tempo. Como input foi utilizado a Despesa per capita realizada com Segurança Pública e como outputs foram utilizados os Crimes Violentos Letais Intencionais.
Resultado: Os resultados da pesquisa mostram um incremento na eficiência da aplicação dos recursos públicos com segurança pública, demonstrado pelo IM onde verificou-se que o desempenho elevou-se no período estudado, sendo influenciado nos primeiros períodos pela eficiência técnica, e passando a ser mais influenciada pela eficiência tecnológica a partir do período de 2017 a 2018, ano que há uma queda acentuada na violência no Brasil (Lima et al., 2022).
Originalidade: O trabalho analisa o comportamento da eficiência da aplicação dos recursos públicos com segurança pública no período de 2014 a 2021 a partir do uso do Índice de Malmquist, apresentando insigths sobre hipóteses relacionadas as variações dos índices de criminalidade
Contribuições teóricas e práticas: Esta pesquisa fornece evidências empíricas sobre a eficiência dos gastos públicos em segurança pública e destaca o potencial de melhorias gerenciais sem a necessidade de aumentos orçamentários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.