Considerando os Modos Declarativos e Não Declarativos da Cultura Policial Militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.17444

Resumo

Objetivo da pesquisa: Este ensaio defende que a análise cultural das organizações policiais militares deve adotar um percurso metodológico que considere o aspecto não declarativo da cultura, indo além daquilo que é declarado verbal e formalmente, concentrando-se na cultura manifesta em situações do cotidiano.

Enquadramento teórico: Diante da ausência de tal debate na literatura sobre a cultura em organizações policiais, buscamos na teoria da cultura como processo dual respostas para os conflitos e contradições que emergem no cotidiano do exercício policial.

Resultados: Na concepção de que a cultura como cognição se manifesta de modo declarativo e não declarativo, buscamos construir um percurso analítico e metodológico para acessar tais modos. Como esses modos operam em formas distintas no processo de enculturação, oferecemos sugestões específicas quanto à aquisição, armazenamento, processamento e uso da cultura. Também mostramos que há fenômenos de interesse e investigações possíveis.

Originalidade: Compreender como a cultura se manifesta por esquemas culturais cognitivos têm possibilitado novas maneiras de pensar a análise cultural. A originalidade de tais perspectivas poderá contribuir com os estudos das organizações, principalmente, quando ligadas à segurança pública.

Contribuições teóricas e práticas: A análise cultural das organizações policiais militares, sob a ótica de percursos metodológicos sugeridos aqui, pode desafiar os pressupostos subjacentes à literatura existente, possibilitando pesquisas e definições mais úteis e precisas.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Ferreira, D. V. de S., Rossoni, L., & Oliveira, C. R. de. (2025). Considerando os Modos Declarativos e Não Declarativos da Cultura Policial Militar. Administração Pública E Gestão Social, 17(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.17444

Edição

Seção

Artigos