Considerando os Modos Declarativos e Não Declarativos da Cultura Policial Militar
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.17444Resumo
Objetivo da pesquisa: Este ensaio defende que a análise cultural das organizações policiais militares deve adotar um percurso metodológico que considere o aspecto não declarativo da cultura, indo além daquilo que é declarado verbal e formalmente, concentrando-se na cultura manifesta em situações do cotidiano.
Enquadramento teórico: Diante da ausência de tal debate na literatura sobre a cultura em organizações policiais, buscamos na teoria da cultura como processo dual respostas para os conflitos e contradições que emergem no cotidiano do exercício policial.
Resultados: Na concepção de que a cultura como cognição se manifesta de modo declarativo e não declarativo, buscamos construir um percurso analítico e metodológico para acessar tais modos. Como esses modos operam em formas distintas no processo de enculturação, oferecemos sugestões específicas quanto à aquisição, armazenamento, processamento e uso da cultura. Também mostramos que há fenômenos de interesse e investigações possíveis.
Originalidade: Compreender como a cultura se manifesta por esquemas culturais cognitivos têm possibilitado novas maneiras de pensar a análise cultural. A originalidade de tais perspectivas poderá contribuir com os estudos das organizações, principalmente, quando ligadas à segurança pública.
Contribuições teóricas e práticas: A análise cultural das organizações policiais militares, sob a ótica de percursos metodológicos sugeridos aqui, pode desafiar os pressupostos subjacentes à literatura existente, possibilitando pesquisas e definições mais úteis e precisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.