UMA AVALIAÇÃO DOS ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO DE EQUIPES QUE ATUAM NO GERENCIAMENTO SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v2i2.4025Palavras-chave:
, Negociação, Comportamento Gerencial, Desempenho de Equipe, EducaçãoResumo
O estudo focalizou os estilos de negociação implementados em dois órgãos da estrutura da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, durante o ano de 2008, com o propósito de verificar se há um estilo típico nas equipes que desenvolvem a gestão educacional frente os desafios existentes. A tendência comportamental em uma negociação foi analisada com base nos Princípios Universais de Negociação, definidos por Roger Fisher (1979) e as influências destes sobre os Estilos de Negociação, propostos por Andrade e colaboradores (2004). Por meio da análise dos dados da pesquisa, com a comparação entre as médias dos grupos e uma visão gráfica (Boxplot), observou-se a presença de dois estilos predominantes em ambas as equipes, ou seja, aqueles que priorizam o compromisso e a cooperação, quando existem conflitos, evidenciando, dessa forma, um padrão no mecanismo de negociação, em nível gerencial, na região pesquisada.
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