A Influência do Programa Bolsa Família sobre o Comportamento de Consumo da Baixa Renda
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v4i2.4090Palavras-chave:
Programa de Auxílio de Renda, Mudanças Sociais, Bolsa FamíliaResumo
Este estudo tem como objetivo principal verificar se existe potencial influência do Programa Bolsa Família sobre o comportamento de consumo de indivíduos de baixa renda. Para atingir esse objetivo, o estudo utilizou entrevistas em profundidade, verificando se houve alterações na percepção dos indivíduos quanto à mudança das classes sociais às quais pertenciam antes da contemplação pelo Programa, quanto ao seu poder de compra e quanto à possibilidade de incremento na quantidade e na qualidade dos produtos que consomem. A alteração do comportamento é precedida por alterações da percepção, o que justifica a abordagem deste estudo. Os resultados demonstraram que houve alteração da percepção dos indivíduos não somente em relação à alteração da classe social à qual pertencem, mas também em relação à alteração do seu poder de compra, qualidade e quantidade dos produtos que consomem.
Downloads
Referências
Classificação Econômica Brasil/2008. ABEP, jun. 2007.
ALMEIDA, S. O que você não pode deixar de saber sobre qualidade em serviço
e cliente. Salvador: Casa da Qualidade, 1995.
BAGOZZI, R. P.; BURNKRANT, R. E. Single components versus multicomponent
models of attitude: some cautions and contingencies for their use. In: OLSON, J.
(Org.). Advances in Consumer Research, vol. 7. Ann Arbor, MI: Association for
Consumer Research, 1980.
BARBIERI, C. V. Análise Metodológica dos Indicadores de Pobreza. 2003. 43 f.
Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Economia, Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 2003.
BRASIL FATOS E DADOS: Um olhar analítico sobre o Brasil. Disponível em:
<http://brasilfatosedados.wordpress.com>. Acesso em: 20 fev. 2010.
BUNGE, M. El problema Mente-Cérebro. Madrid: Tecnos, 2002.
FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. Boston: Bergin and Garvey, 1970.
HÖFLING, E. M. Estado e Políticas Públicas Sociais. Cadernos Cedes, Campinas,
v. 21, n. 55, p. 30-41, nov. 2001.
MASLOW, A.H. Motivation and Personality. Princeton: Princeton University Press,
1987.
MATTOSO, C. L. Q. Classes Sociais e o Comportamento das Classes C e D.
Cadernos Discentes, COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 15, p. 6-31, 2002.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, 2011. Disponível em:
<http://www.mds.gov.br/bolsafamilia>. Acesso em: 10 out. 2011.
PRAHALAD, C. K.; HART S.L. The Fortune at the bottom of the pyramid. Strategy +
Business. n. 26, p. 2-14, 2002.
RICHARDSON, R. J. Social Research: Techniques and Method. 3. ed., São
Paulo: Editora Atlas, 1999.
SHETH, Jagdish N. et al. Marketing theory: evolution and evaluation. New York:
John Wiley and Sons, Inc., 1988.
SILVA, S.S. Marketing de relacionamento para o público de baixa renda: um
estudo exploratório no varejo de eletrodomésticos. 2008, 183 f. Dissertação
(Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SOUTO JUNIOR, José Fernando . Asistencialismo y sindicatos en Brasil: 1980/1990.
Temas y Debates, Local, v. 1, n. 14, p. 160-185, 2007.
WAIHRICH, R.S. Geração de emprego x assistencialismo. Um pequeno passeio
sobre o Direito Constitucional. Jus Navigandi, Teresina, v. 7, n. 61, p. 1, jan. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.