Educação Democrática como Pedra Angular da Participação Social e Política: desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4109Resumo
A proposta deste trabalho é relacionar conceitos e informações que permitam uma percepção diferenciada sobre a problemática da participação social e política dos cidadãos na esfera pública. Desse modo, resgata-se a noção de cidadania democrática como método de trabalho nos espaços de aprendizagem. O Estado, comandado por governos que sustentam a bandeira de maior participação social, tenta alterar a dinâmica de interlocução com a sociedade através de redesenhos institucionais participativos, condição que é louvável, mas insuficiente para elevar de forma substancial a qualidade das comunicações cidadão-Estado. Trata-se de estudo exploratório que tenta criar amarrações entre os temas afeitos à política e gestão educacional e à participação, e que tem como hipótese a democratização dos percursos de aprendizagem. A metodologia envolve a análise e interpretação de dados secundários, referenciais teóricos e práticas relevantes, no sentido de apontar caminhos para o aprimoramento da participação que perpassam a democratização dos processos de ensino-aprendizagem.
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