Motivações Para Adoção de Comportamentos Favoráveis à Causa Animal: Um Estudo Experimental
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i3.4535Palavras-chave:
Organizações sociais, Causa animal, ExperimentoResumo
O objetivo deste artigo é analisar as motivações das pessoas em relação aos estímulos que motivam comportamentos em prol da causa animal, com o intuito de auxiliar as organizações sociais que atuam nesse setor a utilizar mais efetivamente as ferramentas de marketing. Após revisão teórica, realizou-se um estudo experimental com quatro apelos distintos (dó, prazer, saúde e direito) aplicados com discentes de graduação de uma instituição federal da Paraíba. A amostra final foi de 169 respondentes. Foram aplicados procedimentos descritivos e medidas de postos (nas análises não paramétricas), análise psicométrica e, para análise dos estímulos, foram aplicados testes de análise de variância paramétrica e não paramétrica. Como resultado, foi sinalizado que os apelos de direito, saúde, dó e prazer apresentam eficácia igualmente moderada na predisposição à doação de dinheiro, de trabalho voluntário e de adoção animal, com variações dependentes das características específicas de grupos.
Palavras-chave: Organizações sociais, Causa animal, Experimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.