A Emergência do Empreendedorismo Educativo-Cultural: O Programa de Formação do Jovem Artesão
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4662Palavras-chave:
Empreendedorismo Educativo-Cultural, Cultura, Artesanato, Museu.Resumo
Resumo: As exigências sociais pressupõem a atuação de gestores no campo museal, capacitados e reconhecidos como empreendedoresculturais devido a seu agenciamento social frente à desafios de resgate da cidadania. Desta forma, a questão central do estudo é Comoocorre o empreendedorismo em uma atividade educativo-cultural de um museu? O “Programa de Formação do Jovem Artesão”, por seruma ação de inclusão sociocultural coordenada por um museu federal e uma instituição sem fins lucrativos, é o caso de estudo paraidentificar as bases do empreendedorismo educativo-cultural. A análise de conteúdo temática buscou palavras, frases ou orações docorpus. Os resultados apontam para a presença de competências relacionais que potencializam o relacionamento entre integrantes,criando o espírito de coletividade e oportunidades de negócios com benefícios sociais. As contribuições deste estudo apontam para seentender o empreendedorismo na cultura como ação social que promove benefícios coletivos e emancipatórios aos cidadãos.
Palavras-chave: Empreendedorismo Educativo-Cultural; Cultura; Artesanato; Museu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.