Quão heterogêneo é o setor público no Brasil? Uma análise das diferenças salariais entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

Autores

  • Leonardo Masashi Nakamura
  • Daniela Verzola Vaz

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.5809

Palavras-chave:

emprego público, diferencial de salários, decomposição de Blinder-Oaxaca

Resumo

O presente trabalho busca mensurar a diferença salarial entre os servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil em 2015, por meio da metodologia de Blinder-Oaxaca, utilizando os dados da Relação Anual de Informações Sociais. Sabe-se que, em média, os funcionários do Poder Judiciário auferem um salário superior ao observado nos outros dois Poderes de governo. Dessa forma, busca-se compreender quanto dessa diferença salarial está associada às características individuais do trabalhador, como a escolaridade e a experiência profissional, e quanto se deve a outros fatores, como a ação de sindicatos e a existência de regras próprias para a determinação salarial em cada Poder de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Nakamura, L. M., & Vaz, D. V. (2020). Quão heterogêneo é o setor público no Brasil? Uma análise das diferenças salariais entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. Administração Pública E Gestão Social, 12(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.5809

Edição

Seção

Artigos