Quão heterogêneo é o setor público no Brasil? Uma análise das diferenças salariais entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.5809Palavras-chave:
emprego público, diferencial de salários, decomposição de Blinder-OaxacaResumo
O presente trabalho busca mensurar a diferença salarial entre os servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil em 2015, por meio da metodologia de Blinder-Oaxaca, utilizando os dados da Relação Anual de Informações Sociais. Sabe-se que, em média, os funcionários do Poder Judiciário auferem um salário superior ao observado nos outros dois Poderes de governo. Dessa forma, busca-se compreender quanto dessa diferença salarial está associada às características individuais do trabalhador, como a escolaridade e a experiência profissional, e quanto se deve a outros fatores, como a ação de sindicatos e a existência de regras próprias para a determinação salarial em cada Poder de governo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.